Atendendo a solicitação dos componentes da sua Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte e em benefício de todos os pecuaristas, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP, está coordenando no estado a implantação do Programa PESEBEM PR que prevê a instalação balanças eletrônicas e computadorizadas em frigoríficos que demonstrarem interesse em aderir.
O PESEBEM foi idealizado para responder a uma necessidade histórica dos pecuaristas eliminarem suas dúvidas quanto ao peso das carcaças de seus animais apresentado pelos frigoríficos.
O Pesebem foi criado para oferecer aos pecuaristas um serviço de aferição das pesagens dos frigoríficos, com o objetivo de eliminar as dúvidas quanto ao verdadeiro peso dos animais.
Isso se torna possível com a instalação de uma segunda balança no frigorífico, ao lado da balança já existente, operada por um funcionário do Sindicato Rural, contratado e treinado especialmente para este trabalho.
A instalação desta balança, a “Balança do Pecuarista” , é supervisionada pelo INMETRO e após todos os ajustes necessários para o perfeito funcionamento e harmonização com a balança do frigorífico, o sistema está pronto para as pesagens.
Todos os equipamentos que compõem o sistema PESEBEM são invioláveis, portanto à prova de manipulações que possam alterar o resultado da pesagem.
Tudo funciona eletronicamente: as carcaças passam pela “Balança do Pecuarista” e o peso é transferido para um computador cujo software foi desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado de Goiás- FAEG, especificamente para o Programa.
O peso de cada carcaça é registrado e após a pesagem do lote é impresso um relatório que pode imediatamente ser visualizado pelo pecuarista, se este estiver assistindo a pesagem, ou enviado posteriormente por correio.
Processo semelhante é realizado ao mesmo tempo pela balança do frigorífico que registra os pesos das carcaças em seu computador e ao final emite o relatório que entrega ao produtor.
Desta forma , ao final da pesagem de seu lote, o pecuarista tem em mãos os dois relatórios para conferência: o que saiu da balança do frigorífico e o da Balança do Pecuarista.
Existe um limite de tolerância para diferença de peso estabelecido pelo INMETRO, que, se ocorrer, o pecuarista deve considerar aceitável.
Porém, se a diferença for maior que esse limite, por contrato está estabelecido que no Paraná o frigorífico considerará o peso da “Balança do Pecuarista
Ao disponibilizar esse serviço a FAEP entende estar colaborando para a harmonia entre pecuaristas e frigoríficos e fortalecimento do setor que precisa, mais do que nunca, passar por um choque de modernização , profissionalismo e visão de cadeia produtiva para manter-se competitivo num mercado mundial fortemente protegido e criador de restrições de toda ordem.