Relatório de Atividades 2004

12 VIAGENS TÉCNICAS

As viagens técnicas que o sistema FAEP promove desde 1998 têm proporcionado grandes conhecimentos a respeito de nossos concorrentes e mercado internacional.

12.1 Argentina

No período de 18 a 19 de março, um grupo de cinco produtores rurais ligados às comissões técnicas de bovinocultura de leite e corte, grãos e meio ambiente acompanhados por 2 técnicos da FAEP visitaram a feira agropecuária FFERIAGRO, em San Pedro, município argentino a 140 km ao norte de Buenos Aires.

Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da agropecuária argentina, comparar seu desempenho como empresário rural aos resultados obtidos pelos argentinos, principalmente no tocante à pecuária de corte que foi um tema contemplado com a apresentação de várias palestras e exposição de animais.

Na área de produção de grãos a atenção dos produtores se dirigiu à produção de soja transgênica, considerada pelos argentinos como responsável pela inclusão de extensas áreas de cultivo antes inaptas à cultura de soja, pois os altos custos de controle de ervas daninhas inviabilizava a atividade.

A diminuição do custo de produção proporcionado pelo uso de transgênicos e os altos preços da soja à época imprimiam um novo dinamismo ao agronegócio argentino que experimentava algum fôlego após ter passado por forte crise.

12.2 Prospecção de negócios

Em maio, uma comitiva formada por diretores e técnicos da FAEP esteve na Europa para fazer uma prospecção de negócios com grupos italianos, manter contatos com organismos de apoio tecnológico na França, com técnicos da Comunidade Européia e conhecer o funcionamento do porto de Roterdam.

Na Itália foram contatadas indústrias de carnes, como os grupos Cremonini, Boveti e Ferrari, com o Salumifício Bologna e com o laticínio Comellini, para que venham conhecer as possibilidades de investimentos no Paraná e assim valorizar a nossa produção pecuária de corte e de leite. Esses grupos, no correr do ano, visitaram o Brasil e mantiveram contatos com indústrias paranaenses, estando algumas negociações em curso.

Na França e na Bélgica foram estabelecidas conversações com o escritório francês da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e com instituições oficiais e particulares de apoio tecnológico, como a Organização de Cooperação Internacional para Projetos de Desenvolvimento – Disop, com sede em Bruxelas, com a Diretoria Geral de Agricultura da União Européia, também em Bruxelas, com o grupo FERT e com a Associação Mundial das Casas Familiares, negociando intercâmbio tecnológico.

12.3 Estados Unidos

Entre 18 a 26 de setembro e 08 a 16 de outubro de 2004, foram realizadas viagens técnicas aos Estados Unidos, por duas comitivas integradas por presidentes de Sindicatos Rurais, técnicos da FAEP, do SENAR, da Ocepar, do SEBRAE, da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná e profissionais da imprensa, que percorreram, de ônibus, 1.950 km conhecendo a Bolsa de Chicago, propriedades de grãos, frutas, centros de pesquisas, universidades e Farms Bureau nos Estados de Illinois, Indiana, Iowa e Michigan.

As viagens técnicas promovidas pelo Sistema FAEP/SENAR oportunizaram aos integrantes das comitivas uma reflexão frente à posição do Brasil no atual cenário internacional e a análise remete aos gargalos existentes (logística, infra-estrutura, reforma tributária, pesquisa e desenvolvimento) e a necessidade de equacionar as questões da competitividade pós-porteira e adoção de uma postura firme nas relações internacionais, ampliando a inserção do Brasil no mundo e avançando na disputa comercial.


<< VOLTAR


FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
Relatório de Atividades 2004