Diante da continuidade das discussões sobre a proposta de renegociação das dívidas rurais, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na Resolução nº 3.555 a prorrogação, para 1º de julho, do prazo de pagamento dos contratos com vencimento em 31 de março das operações de crédito rural com risco do Tesouro Nacional, previstos na Resolução nº 3.537, do Banco Central.
São operações com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) para Securitização I e II, Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção (Recoop).
A proposta contempla as prestações vencidas ou vincendas no período de 2 de janeiro a 30 de junho. A ampliação do prazo para a liquidação dessas parcelas, ocorre em razão da necessidade de tempo adicional para concluir a renegociação da dívida rural. Uma nova rodada de negociações está prevista para o dia 31 de março, quando o setor produtivo apresentará sugestões ao Governo.