Começam em Curitiba novas  
turmas de líderes sindicais

Ágide Meneguette:  
"Liderança não se compra  
e não se empresta"

Foram retomados os treinamentos com dirigentes e funcionários de Sindicatos Rurais do Paraná dentro do programa de Desenvolvimento Sindical, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR).  

Trinta e quatro sindicatos rurais começaram em Curitiba, semana passada (31/03), nos hotéis Nikko e Lizon, a fase I do Programa para o Desenvolvimento de Lideranças Sindicais, etapa já  percorrida por outros 102 sindicatos rurais no ano passado. A abertura do evento foi feita pelo diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin, seguido de fala do presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-secretário da FAEP, Livaldo Gemin

 "Liderança não se compra e não se empresta; ninguém pode tomar de vocês, mas é algo que se conquista com trabalho e desenvolvimento das capacidades pessoais ' e é isso que queremos nestes treinamentos", disse Ágide Meneguette. Ele lembrou que os produtores que cursaram a primeira fase do programa Empreendedor Rural ' 18 mil até agora ' foram os que melhor conseguiram administrar os efeitos da última crise agropecuária, por causa dos conhecimentos adquiridos.  

Para o diretor-técnico do SEBRAE-PR, Júlio Cezar Agostini, um setor rural desenvolvido, dinâmico, significa resultados positivos em toda a economia

Na avaliação de Meneguette, existe uma nova classe de produtores rurais, mais conscientes dos direitos e deveres da cidadania, mais capacitados e questionadores das velhas práticas. E a própria FAEP e o SENAR-PR têm ajudado a construir esta nova realidade, seja através das centenas de cursos de capacitação, seja por meio do programa Agrinho ' que envolve todos os anos, mais de 1,5 milhão de crianças ' ou dos programas Empreendedor Rural e de Lideranças Sindicais. "Será que nós, lideranças sindicais, estamos preparados para enfrentar os desafios e cobranças que virão? Temos 18 mil produtores treinados em empreendedorismo, 1500 produtores treinados em liderança. Será que estamos preparados para liderar todo este povo que está aí sendo capacitado, desde pequeno na escola, os trabalhadores, o empresário rural?"

O programa voltado às lideranças sindicais traz benefícios pessoais ao participante ao mesmo tempo em que fortalece a categoria dos produtores

O programa voltado às lideranças sindicais traz benefícios pessoais ao participante ao mesmo tempo em que fortalece a categoria dos produtores: "Os políticos e governos vão aprender a nos ouvir e respeitar na medida em que tivermos líderes fortes, em cada município", disse Meneguette.

Para o diretor-técnico do SEBRAE-PR, Júlio Cezar Agostini, um setor rural desenvolvido, dinâmico, significa resultados positivos em toda a economia. "A melhor forma de gerar desenvolvimento é ver o agricultor aumentar sua renda, isso gera negócios na comunidade e favorece um crescimento eqüitativo", disse Agostini aos participantes do evento. 

Boletim Informativo nº 999, semana de 7 a 13 de abril de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar