Participantes do JAA de Guarani
aprendem a navegar na internet

Os participantes do Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Guarani, distrito de Mamborê, estão se familiarizando com a Internet como ferramenta de pesquisa e de comunicação. Na última semana, a instrutora Vanessa Lermen, que presta serviços ao SENAR-PR, deslocou a turma até a cidade e ajudou-os a abrir uma conta de e-mail. Também orientou o grupo nos primeiros passos de uma pesquisa sobre temas relacionados ao Programa. " A dificuldade é grande. Eles não têm intimidade nenhuma com as máquinas", comentou. 

Junto com a nova experiência, a turma recebeu uma boa notícia. Em breve, os computadores  disponíveis no distrito terão acesso à Internet. "Eles poderão ter acesso não apenas no horario da aula do JAA, mas também durante a semana", disse a instrutora.  

Esta é apenas uma das atividades que ocuparão a agenda desses jovens. De acordo com a instrutora, o grupo está se dividindo para organizar alguns eventos, como torneio de futebol, uma palestra sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e uma arrecadação de livros para a comunidade: "O sonho deles é ter uma biblioteca no distrito, com obras de literatura para jovens e adultos. É uma reivindicação antiga, e como não conseguiam, a idéia foi abandonada", lembrou Vanessa.
  

Boletim Informativo nº 998, semana de 31 de março a 6 de abril de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar