No último dia 19, o comandante da 5ª Região Militar, general-de-divisão Luiz Guilherme Terra Amaral, visitou a sede administrativa do SENAR-PR, em Curitiba, onde conheceu melhor o trabalho de Formação Profissional Rural e Promoção Social desenvolvido pela instituição. Os oficiais do Exército foram recebidos pelo presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, e pelo superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi.
Após uma breve apresentação sobre a estrutura funcional do SENAR no Paraná, destacando os mais de 200 títulos de cursos disponíveis e a possibilidade de serem realizados em qualquer um dos 399 municípios do estado, Meneguette reforçou a importância de ações em parceria. "O próprio Exército pode ajudar o SENAR-PR na identificação de demandas na formação profissional rural", observou.
Entre 200 e 400 jovens soldados são atendidos em unidades do Exército nas cidades de Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Lapa, Palmas, Ponta Grossa e Rio Negro. A aproximação entre o comando da 5ª Região Militar e SENAR-PR objetiva oferecer a esses soldados a possibilidade de participar de cursos de qualificação profissional que representem uma oportunidade de trabalho quando deixarem o quartel.
"Vamos orientar nossos comandantes para que verifiquem as necessidades da região e, junto com os soldados, fechem essa parceria para promover este pessoal para o mercado de trabalho", disse o general Terra Amaral. O presidente da FAEP salientou que existe uma demanda crescente de mão-de-obra no setor agropecuário: " A agricultura está se expandindo e se especializando. É mercado para atender muita gente", concluiu Meneguette.