O presidente do Sindicato Rural de Dois Vizinhos, Hélio Capelesso, foi eleito novo presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná (Assinepar). A assembléia aconteceu no dia 11 de março, no Centro de eventos de Francisco Beltrão, durante a Expobel.
Na oportunidade, foi feita uma prestação de contas da gestão que teve como presidente Aryzone Mendes de Araújo. No mês de fevereiro houve um processo de discussão com os sindicatos em microrregiões, para avaliar a atual gestão, elaborar propostas, e levantar nomes para a diretoria, culminando com a eleição da nova chapa.
A associação começou a funcionar, de maneira informal, em 1983, quando começaram a reunir-se de maneira informal, para discutir assuntos e reivindicações do momento. A partir de 1990, foi feita uma reestruturação, e a entidade passou a existir com personalidade jurídica, passando a denominar-se ASSINEPAR.
Entre as principais conquistas do período estão os convênios com o SENAR-PR, que possibilitaram a qualificação de mais de 13 mil trabalhadores e produtores rurais na região. A organização sindical foi outro ponto importante, já que a entidade passou de 8 sindicatos estruturados e atuantes para 22. Trabalho em andamento, que deve continuar, é a capacitação de lideranças e a organização das cadeias produtivas.
No dia 14 de março, tomou posse a nova diretoria do Sindicato Rural de Altônia. Já no dia 15, foi a vez do Sindicato Rural de Ribeirão do Pinhal tomar posse, Nos eventos, a FAEP foi representada pelo seu diretor-financeiro, João Luiz Rodrigues Biscaia.
No Sindicato Rural de Altônia, Braz Reberte Pedrini continua presidente da entidade. Ele também é o delegado-representante do Sindicato. Já o vice-presidente é Luiz Marochio, que também ocupa a suplência de delegado-representante. O primeiro-secretário é Adelmo Panacho. José Maria Parra é o primeiro-tesoureiro. O Conselho Fiscal é formado por Lúcio Bellanda, Ismael Zandoná e José de Matos Alves. Hélio Reberti Pedrini e José Ruiz Lopes são suplentes do Conselho Fiscal.
Já no Sindicato Rural de Ribeirão do Pinhal, Ciro Tadeu Alcântara mantém-se na presidência da entidade. Ele também foi eleito delegado-representante do Sindicato. Já a vice-presidência é formada por Fábio Auersvald, Ayres Antoninho Gallina, Sinésio de Andrade Borges e Benedito Antônio da Silveira Pinto. Os primeiro e segundo secretários são, respectivamente, Gilberto de Almeida Silva e Ricardo José de Carvalho. Já os primeiro e segundo tesoureiros são, respectivamente, Francisco Wanderley Corrales e Darci Amaro dos Santos. O Conselho Fiscal tem, como membros, Leonil Rodrigues de Oliveira, Lourival Henrique dos Santos e Milton Alberto Safadi Júnior, que também é o suplente de delegado-representante. Como suplentes do Conselho Fiscal, foram eleitos Adenir Cândido Garcia, Luiz Rafael Guerra e Ernesto Hauer Neto.
Sindicatos têm até 07 de abril para entregar DCTF
No
dia 07 de abril, termina o prazo para a entrega da Declaração de
Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF), de acordo com a
Instrução Normativa n.º 786/2007.
Por meio do documento, a
Receita Federal obriga os sindicatos a informarem o quanto pagaram de
tributos durante o segundo semestre de 2007. Para mais
informações, acesse as instruções sobre o preenchimento e a entrega da DCTF.