Quase 400 mulheres participaram sábado, 15 de março, do II Encontro de Mulheres Produtoras Rurais dos Campos Gerais, em conjunto com a II FEST FEIRA, que comemorou os 136 anos da emancipação política de Tibagi.
As mulheres ligadas ao agronegócio chegaram ao centro de eventos em caravanas de Ipiranga, Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Carambei, Telêmaco Borba, Jaguariaiva e outros municípios. O sucesso de público foi uma demonstração do que se pode alcançar quando o Núcleo Sindical age unido para promover a classe agropecuária. O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Tibagi, Núcleo Sindical dos Campos Gerais e Sistema FAEP/SENAR com apoio da prefeitura de Tibagi.
O encontro destacou e motivou a participação feminina no processo de modernização da agropecuária. O diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, apontou para a presença da mulher entre as lideranças sindicais, tanto na diretoria como na presidência de sindicatos, também enaltecendo a participação feminina na política e vida pública.
Houve várias palestras ao longo do dia. As professoras Bernadete Silveira e Eliane Horbus abordaram temas como a sucessão familiar e educação dos filhos para permanecer no campo.
O consultor de Previdência, João Cândido de Oliveira, falou sobre os direitos previdenciários das mulheres. Após almoço, fornecido pelo Sindicato Rural de Tibagi, houve apresentação do coral municipal. Wesley Borges explicou como funciona o Sistema FAEP/ SENAR e as funções do sindicato rural. Roberto Belotti fez palestra motivacional e, na conclusão do evento, a médica Denise Schwab falou sobre a saúde da mulher. Houve ainda apresentação do Ballet Municipal de Tibagi seguida de sorteio de brindes, oferecidos pelo comércio local, e entrega de certificados às participantes.