A inseminação artificial apresenta uma série de vantagens em relação à monta natural, entre as quais se destacam o melhoramento genético e a diminuição nos custos de produção. Em Castro, região dos Campos Gerais, os cursos de Inseminação Artificial do SENAR-PR acontecem nas instalações do Instituto Cristão, uma vez por mês, em calendário pré-determinado (confira tabela abaixo). "Existe uma procura muito grande aqui na região, em função da concentração de propriedades de gado de leite", explicou o instrutor Aloísio Golin, que presta serviços ao SENAR-PR.
O público desses cursos é formado por filhos de produtores, trabalhadores rurais e alunos de cursos de veterinária, que já passaram pelo curso de Manejo de gado de leite e/ou curso de Ordenha. "O interesse é aprender para desenvolver o trabalho na propriedade, mas hoje tem trabalhador vivendo dessa profissão, prestando serviços para outros produtores", disse Golin.
Entre os dias 3 e 6 de março, mais um grupo foi capacitado para a execução da técnica em Castro. "É um curso profissionalizante. O aluno tem que sair em condições de tirar o sêmen do botijão, descongelar, montar o aplicador, fazer higiene da vaca e colocar o sêmen no local determinado", concluiu o instrutor. Os interessados devem entrar em contato com o escritório da regional Campos Gerais do SENAR-PR (debora@senarpr.org.br) ou Sindicato Rural de Castro. O calendário desses cursos em Castro e em outras regiões do estado está disponível na página do SENAR-PR: www.senarpr.org.br
Sindicato Rural de Londrina, Sociedade Rural do Paraná e SENAR-PR realizaram no período de janeiro a março deste ano três cursos de Jardineiro, nas instalações do Parque de Exposições Ney Braga, com a instrutora que presta serviço ao Senar, Maria de Fátima Marcondes, formando 45 pessoas. Está previsto ainda o Curso de Floricultura para os dias 17, 18 e 19 de março e um próximo de Jardineiro nos dias 22, 23 e 25 de abril. Maiores informações no Sindicato (43 3374-0300).