SENAR-PR prepara planejamento
 estratégico para os próximos 5 anos

Do dia 10 a 12 de março, o SENAR- PR promoveu a Oficina de Planejamento Estratégico, com visão para os próximos cinco anos. A iniciativa atende uma deliberação do Conselho Administrativo. Durante o evento, que aconteceu no Hotel Lizon, em Curitiba, o superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi, disse que os participantes tiveram a oportunidade de avaliar e discutir as ações e o trabalho desenvolvidos pela entidade em prol dos trabalhadores e produtores rurais do Paraná.

"Nessa primeira oficina, pudemos ouvir nossos clientes e parceiros. Com isso, tivemos a oportunidade de analisar os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades. Tudo isso,  visando o cumprimento da missão do SENAR-PR", afirmou Volpi. Ele também lembrou que, com o objetivo de conhecer melhor o público do SENAR-PR, bem como suas expectativas e satisfação em relação aos programas colocados em prática pela entidade, está sendo realizada uma pesquisa junto aos produtores e trabalhadores rurais do estado, presidentes de sindicatos rurais, mobilizadores e instrutores.  

"Eles são os nossos parceiros. E todas essas iniciativas, como as oficinas e a pesquisa, servem para que possamos conhecer melhor esse público. São nossos esforços para que, cada vez mais, o trabalho desenvolvido pelo SENAR-PR seja focado na necessidade e satisfação de seus clientes", disse.     

Segunda etapa - Entre os dias 02 e 04 de abril, acontecerá mais uma Oficina de Planejamento Estratégico do SENAR-PR. Na oportunidade, serão operacionalizadas as propostas encontradas na 1º Oficina e na pesquisa. Em maio, será apresentado o Plano Estratégico do SENAR-PR para sua deliberação, pelo Conselho Administrativo da entidade, e sua conseqüente implantação. Para isso, serão consultados todos os dirigentes do SENAR-PR, ou seja, os membros dos Conselhos Administrativo, Fiscal e Consultivo.  

Curso ajuda no planejamento
estratégico da propriedade 

O diagnóstico da propriedade e análise de seus indicadores técnico-econômicos são fundamentais na construção de um plano de ação. Essa é uma das tarefas dos participantes dos cursos de gestão rural oferecidos pelo SENAR-PR. No evento realizado no CTA de Assis Chateaubriand, entre os dias 18 e 29 de fevereiro, o instrutor Vanderley de Oliveira, que presta serviços ao SENAR-PR, coordenou os trabalhos que também incluíram informática e escrita rural. 

Para o instrutor, o curso contribui para a aplicação do planejamento estratégico nas propriedades rurais dos participantes. Exemplo disso foi comprovado durante a visita da turma a um propriedade onde o administrador que já havia participado do curso de Gestão Rural do SENAR-PR em período anterior. Foram apresentados, com sucesso, os resultados da implantação do gerenciamento estratégico e propostas de melhorias. "O curso estimula os participantes sobre a importância da visão empreendedora, utilizando-se de técnicas e ferramentas modernas. Estamos conseguindo aplicar a Gestão Rural no campo, melhorando a competitividade e rentabilidade das propriedades", enfatizou o Oliveira. O próximo curso de Gestão Rural no CTA de Assis Chateaubriand está marcado para o início do mês de abril.       

Boletim Informativo nº 996, semana de 17 a 23 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar