"O produtor rural não pode mais se limitar a ser um produtor. Não pode se limitar a ser eficiente na produção e enfrentar problemas na comercialização". O alerta foi feito pelo técnico da FAEP, Jefrey Albers, na palestra promovida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa para sensibilizar produtores com relação à importância dos instrumentos de comercialização disponíveis, entre os quais, o Mercado Futuro. "Treze sindicatos foram escolhidos para dar início a este trabalho e o de Ponta Grossa foi um deles", explicou Albers.
O evento, realizado no dia 7 de março, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, foi também um convite aos participantes para que integrem uma das turmas do curso de Mercado Futuro que o SENAR-PR está disponibilizando em todo o estado. "O produtor bem informado vai saber quando é interessante trabalhar no mercado futuro, quando o mercado físico é mais atrativo, e como utilizar essas ferramentas para se proteger do risco do preço", enfatizou o palestrante. Para Sérgio Antônio Sozim, produtor e presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, ainda há muita desinformação e é preciso abrir caminho para que a informação chegue ao produtor. "O sindicato, a partir de agora, vai começar a trabalhar nessa área. Estamos em estudo para contratar uma consultoria que possa orientar os produtores", disse.
No início de abril mais três palestras estão agendadas para divulgar o curso de Mercado Futuro - em Campina da Lagoa e Juranda (03/04) e em Ubiratã (04). O novo curso do SENAR-PR começou por Bandeirantes (06/03) e deve fechar março com outras quatro turmas (Cornélio Procópio, Santa Mariana, Londrina e Tamarana). Para abril estão agendados cursos em Japurá (11/04), Santo Antonio da Platina (15), Santa Isabel do Ivaí (16) e Toledo(25). Os produtores interessados devem procurar o sindicato rural de sua região e solicitar a formação de uma turma.
Depois da realização do primeiro curso de Mercado Futuro no município,
no dia 5 de março, o Sindicato Rural de Bandeirantes se prepara para
fechar novas turmas para o treinamento. Entre os integrantes, alguns
diretores do sindicato e produtores rurais. O instrutor Gumercindo
Fernandes, que presta serviços ao SENAR-PR, trabalhou os conceitos da
ferramenta Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF) com dinâmicas de
simulação de operações, utilizando também o serviço on-line da BMF,
fazendo com que os participantes interagissem com os conceitos em tempo
real com o mercado. "A aceitação do curso foi tão boa que os
participantes formaram um grupo para operar em conjunto na BMF com o
apoio do Sindicato Rural de Bandeirantes", comentou Fernandes. Na Sala
do Produtor, poderão ser feitas consultas on-line e reuniões para
decidir a melhor forma de atuar na Bolsa. "O próprio Sindicato está
buscando uma corretora como parceira para colocar os participantes
direto atuando no mercado da BMF", acrescentou.