A primeira etapa do curso de artesanato em taboa e fibra de bananeira realizado pelo SENAR-PR em Candói na última semana começou pela coleta da matéria-prima. Uma das participantes do curso cedeu as fibras, disponíveis em sua propriedade, para que a instrutora Maria Aparecida Suchodolak possa dar início aos trabalhos.
O material foi coletado no primeiro dia de curso e, no segundo dia, foi preparado para ser manuseado. A confecção das peças acontece na segunda etapa do curso, quinze dias após o preparo das fibras.
A expectativa entre as participantes é grande. Telma Derlan faz peças em crochê e comercializa nas exposições realizadas pelo clube de mães do qual participa. Não vê a hora de aprender a lidar com o material proposto no curso. "Quero aprender a fazer todos os modelos que a instrutora nos passar", disse.
Para Janete ferreira de Lima, da Secreatria Municipal de promoção Social de Candói, os cursos de promoção social do SENAR-PR são um fator de motivação para a comunidade rural do município. "Mesmo que elas demorem a fazer o primeiro curso, depois eles passam a ter uma importância muito grande na participação dessas mulheres nos eventos da comunidade", salientou. O término do curso está previsto para 4 de abril.