Empreendedor Rural

Programa espera atender
três mil participantes em 2008

Presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, discursa na abertura do Empreendedor Rural de 2007

Perto de 15 mil pessoas já participaram do Programa Empreendedor Rural (PER) desde que foi a campo, em 2003, e outros três mil participantes devem integrar as 160 turmas da Fase um previstas para este ano. "O SENAR-PR mantém sua proposta de atuar na gestão das propriedades e no desenvolvimento interpessoal do público rural", disse Élcio Chagas, gerente do Departamento de Aprendizagem Rural (DAR).   

O SENAR-PR estima que existe um bom potencial de público que atende aos pré-requisitos do PER. Com base nisso, estabeleceu a nova meta para a mobilização dos grupos, trabalho que contará com o apoio dos sindicatos rurais conveniados no interior do estado. Cerca de 40 instrutores que já atuam no Programa também contribuem para este esforço conjunto. Entre os dias 27 e 29 de fevereiro, reuniram-se em Curitiba para um evento que definiu alguns ajustes e atualizações no PER. "Isso aconteceu a partir do debate entre a equipe técnica responsável pela formatação do Programa e os instrutores, que são o elo com os empreendedores", explicou Chagas.  

Os instrutores utilizaram a experiência e mais de quatro anos de Programa para tornar seu conteúdo ainda mais próximo da realidade rural do Paraná. "O objetivo foi pegar a experiência deles (instrutores), para podermos aprimorar o Programa no que diz respeito à expectativa de ampliar o público do PER, o número de participações, conseguindo, inclusive, atender uma fatia maior dos pequenos agricultores do estado", acrescenta Fernando Curi Peres, especialista que trabalhou no desenvolvimento do PER."A experiência adquirida no Paraná, nos permite simplificar o Programa, sem prejudicar nenhum dos objetivos do PER", completou. Sobre os resultados do PER, Peres acredita que a evidência maior de seu sucesso seja a demanda, que agora é de praticamente todos os estados do Brasil.  

Aquecimento - Para o instrutor Mario Alexius, que presta serviços ao SENAR-PR, o encontro renova o compromisso e a energia pra um novo desafio. "É bom para sair com disposição e fazer os grupos darem certo. Foi um aquecimento para iniciar com garra". Alexius se considera mais ciente da proposta do Programa e de como orientar o produtor na elaboração de projetos que possam servir de tomada de decisão para sua vida e de sua família. Na opinião da instrutora Raquel Fraiz, que presta serviços ao SENAR-PR, o PER volta a campo com alguns ajustes e mais tranqüilidade. "Nesses anos, assistimos a grandes mudanças no campo. Acredito que pelo menos 40% de todo o público que passou pelo Programa tenha experimentado mudanças de atitude", disse.

Boletim Informativo nº 995, semana de 10 a 16 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar