Participantes de duas turmas do curso de Floricultura Integrado do SENAR-PR, realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, visitaram o município de Holambra-SP, nos dias 20 e 21 de fevereiro. A iniciativa foi do próprio grupo, que foi acompanhado pelo instrutor Patrick Johannes Scholten, que presta serviços ao SENAR-PR, as turmas visitaram duas propriedades e conheceram o Veiling Holambra, onde são realizados leilões de flores e plantas ornamentais.
Em visita ao Veiling os participantes tiveram acesso a toda estrutura de comercialização de flores, desde a recepção de cargas, o laboratório de pós-colheita, o show-room e a tribuna onde ocorrem os leilões, além de toda estrutura administrativa.
Na seqüência, os participantes visitaram duas propriedades que trabalham com produção de flores. Na Agropecuária Peeters, do casal Louis e Maria Peeter, tiveram contato com todo o sistema de produção das espécies calandiva, flor de maio e kalanchoe, desde a produção de estacas, manejo dos vasos e florescimento das espécies.
Na segunda propriedade, o produtor Ricardo Scholten apresentou aos visitantes o sistema de produção de crisântemo de vaso, onde conheceram algumas das melhores variedades existentes no mercado. Na avaliação de Patrick Scholten, este tipo de intercâmbio é fundamental para a sobrevivência das propriedades e empresas rurais. "Há necessidade dos futuros agrônomos e produtores rurais do Paraná em conhecer toda a tecnologia e as possibilidades de diversificação dentro da produção agrícola", comentou.
De acordo com o instrutor, muitos produtores enxergam a floricultura como uma grande oportunidade. "Visitas técnicas como esta são necessárias para que se conheça a tecnologia da produção, bem como seus possíveis problemas, para chegarmos a um produto de qualidade e obter êxito na comercialização. Scholten lembra ainda que no Paraná existem grupos de produção de flores, como o dos produtores de Entre Rios, que lutam para que a Floricultura se desenvolva no estado.