Sades volta a campo para medir
resultados das ações do SENAR

Kit facilita identificação do pesquisador

O Sistema de Avaliação de Desempenho do SENAR (Sades) volta a campo em 2008. No Paraná, pelo menos 500 participantes de 41 cursos de Formação Profissional Rural  (FPR) oferecidos pelo SENAR serão entrevistados entre os meses de março e abril.

A pesquisa acontece em duas etapas. Na primeira, os entrevistados responderão os questionários na conclusão dos cursos.  

Na segunda, três meses depois a conclusão do curso, os egressos passam por nova entrevista, como continuidade à avaliação do desempenho.

No dia 7 de março, os dez pesquisadores responsáveis pelo trabalho em campo passarão por um treinamento em Curitiba. Serão distribuídas camisetas, bonés e crachás, para facilitar a identificação dos pesquisadores, material necessário para a aplicação dos questionários e informações que facilitem a realização do trabalho. "O trabalho do pesquisador não se resume a fazer as perguntas. Ele tem que entendê-las de forma a não mascarar o resultado da pesquisa", explicou Regiane Hornung, gestora do Sades no Paraná. Existe, inclusive, o cuidado de utilizar pesquisadores que já conheçam o trabalho do SENAR. "É fundamental que os entrevistados estajam à vontade para responder às perguntas de maneira muito franca. O objetivo é ter uma visão ampla de como o SENAR atua", complementou.

O Sades é realizado a cada três anos e ajuda a medir a efetividade dos trabalhos desenvolvidos pelo SENAR. Pela pesquisa, identifica-se pontos fortes e aspectos que precisam ser melhorados pela instituição, com base nos benefícios profissionais, socioeconômicos e culturais que a formação profissional tem oferecido àqueles que participam dos cursos de FPR.

Em 2005, 12 administrações regionais do SENAR participaram do Programa que entrevistou perto de nove mil egressos dos cursos de FPR e empregadores no meio rural em todo o País.


Boletim Informativo nº 994, semana de 3 a 9 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar