Patrícia Lupion Torres, o grande ganho é a possibilidade de avaliação e acompanhamento das atividades propostas e como estão sendo desenvolvidas no interior do estado. "Podemos avaliar constantemente o Programa, os materiais e as ações em campo".
O projeto teve início há de dois anos, quando se iniciou a reestruturação do material didático do Programa. "Um dos pedidos dos professores era um site que permitisse maior interação". Além de contato direto com a equipe técnica responsável pelo programa, o site conta com uma série de atrações para educadores e estudantes.
A página está dividida em quatro ambientes: institucional, espaço para professores, espaço para alunos e fale conosco. O institucional traz informações sobre o Programa, seu conteúdo, calendário de atividades e notícias.
No espaço reservado aos professores, o usuário conta com uma série de dicas e ferramentas de auxílio no desenvolvimento dos temas relacionados ao Programa. "Um dos objetivos da página é ser fonte de informação sobre cursos, sites, livros, enfim, tudo que possa contribuir para a formação continuada do professor", explica Patrícia. Por outro lado, educadores também podem dar sua contribuição. Artigos científicos, depois de submetidos a um conselho editorial, poderão ser publicados na revista eletrônica semestral do site.
Já os estudantes, tanto poderão acessar a página para a execução de atividades orientadas pelo professor, quanto para entretenimento, garantido por uma série de jogos interativos e passatempos. Uma das preocupações da equipe pedagógica do SENAR-PR foi a indicação de sites para o público infantil: "Buscamos sites que tenham cunho educativo ou cultural, onde fique claro o cuidado com a qualidade das informações divulgadas", diz a pedagoga.
Para facilitar o acesso a essas informações, a dica é que os usuários se cadastrem no site. "Estando cadastrada, a pessoa receberá informações e lembretes por e-mail", reforça Patrícia. A página também conta com galeria de imagens e um canal para que os usuários tirem suas dúvidas diretamente com a equipe técnica responsável pelo Programa. O acesso à nova página é feito pelo site do SENAR-PR clicando no ícone do Programa Agrinho.
(www.senarpr.org.br)