Cascavel e Umuarama sediam evento
sobre convenção coletiva de trabalho

No dia 21 de fevereiro, foi realizada a reunião sobre Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) na sede do Sindicato Rural de Cascavel. No dia 22, foi a vez de Umuarama realizar seu encontro. A iniciativa faz parte de uma programação que a FAEP, por meio de parceira com os sindicatos rurais, coloca em prática em várias cidades do estado. O mesmo evento já aconteceu, neste mês, em Londrina e Maringá.  

Até o final de fevereiro, outros municípios paranaenses terão a oportunidade de sediar as reuniões, que são voltadas para o debate de questões que envolvem as convenções coletivas de trabalho e os acordos coletivos. Os eventos são dirigidos a diretores de sindicatos e de cooperativas, representantes de empresas agropecuárias, produtores rurais e empregadores.    

O coordenador da Comissão de Negociação Estadual Trabalhista da FAEP, Francisco Carlos do Nascimento, informou que na ocasião os participantes recebem várias informações necessárias a melhor compreensão de uma convenção coletiva de trabalho. "São informados, por exemplo, de que para terem as comissões de conciliação prévia é necessário fazer a convenção coletiva de trabalho. É válido lembrar que o acordo entre trabalhador e empregador em uma comissão de conciliação prévia, dentro de uma base territorial, tem a mesma validade de um acordo em juízo", disse.

De acordo com FAEP, é importante que os associados de sindicatos rurais participem dessas reuniões. "Eles poderão debater várias assuntos referentes à legislação trabalhista. Desde salário até questões relacionadas ao deslocamento do trabalhador até o local de trabalho", afirmou Nascimento.  

Além de ressaltar a participação dos associados nas reuniões sobre CCT, o  coordenador da Comissão de Negociação Estadual Trabalhista da FAEP também destacou a importância das assembléias da categoria. "Nessas assembléias, são dados poderes às diretorias dos sindicatos para que negociem na convenção coletiva de trabalho por meio da comissão de negociação. Por isso, a FAEP orienta que todos associados participem dessas assembléias", acrescentou.   

Boletim Informativo nº 993, semana de 25 de fevereiro a 2 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar