Expedição Caminhos do Campo 
parte para o Cerrado no dia 21

A Expedição Caminhos do Campo - Safra 2007/08, vai explorar o Cerrado brasileiro. A jornada começa no dia 21 de fevereiro. O objetivo da viagem é conhecer a realidade da agricultura daquela região e a infra-estrutura de apoio e escoamento da produção.  

No roteiro de 2008 estão os principais centros produtivos da região do Cerrado nos estados de Tocantins,  Maranhão, Piauí, Bahia e o Distrito Federal, onde está o centro das decisões sobre o agronegócio. Em Brasília, a equipe da expedição encontra-se com os dirigentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Participam da comitiva o jornalista Giovani Ferreira (Gazeta do Povo), o fotógrafo Albari Rosa, o engenheiro agrônomo da Ocepar, Robson Mafioletti e o economista da FAEP, Pedro Loyola. A viagem ao Cerrado termina no dia 9 de março. Na semana seguinte, a expedição parte novamente para o interior do Paraná, cobrindo as principais regiões produtoras de grãos.

A cobertura é periódica e realizada a cada ano-safra. Na prática, a sondagem é realizada em dois momentos: no início do plantio e no final da colheita.  O economista da FAEP, Pedro Loyola, explica que, na primeira etapa os técnicos e jornalistas vão a campo para antecipar as tendências da atual safra, como estimativa de área, produção e produtividade, previsões meteorológicas e análise de mercado.  Na segunda fase, a equipe refaz o roteiro para verificar como se comportou o cultivo de verão e se as tendências antecipadas realmente se concretizaram.  

"Além disso, nas visitas aos produtores rurais temos a oportunidade de antecipar problemas que podem dificultar a produção agropecuária. Foi da conversa com produtores durante a expedição em 2007, que levantamos in loco os principais entraves  e as distorções do seguro agrícola. Com o subsídio dessas informações, a FAEP já encaminhou ao governo uma série de propostas para melhoria do seguro rural", disse.

Segundo Giovani Ferreira, jornalista da Gazeta do Povo, além de levantar números sobre intenção de plantio, expectativa de produção, tratar de clima e mercado, a Expedição Caminhos do Campo faz uma comparação do Paraná com outras regiões agrícolas do País.

"O foco principal continua sendo o Paraná, primeiro produtor nacional de grãos. O contato em outros estados serve para estabelecer um contraponto, a considerar que existem problemas e demandas comuns como aspectos logísticos, de custo e de produção e ampliação das fronteiras agrícolas. Vamos verificar, inclusive, a situação de produtores que têm propriedade no Paraná e também nessas novas fronteiras agrícolas", disse Ferreira.

Roteiro - A prioridade da cobertura é o estado do Paraná. A meta é visitar produtores, sindicatos rurais, cooperativas e revendas de insumos, máquinas e equipamentos em todas as regiões produtoras. Mas o roteiro também prevê uma incursão por uma região agrícola fora do estado. Na safra anterior o projeto  incluiu o Mato Grosso, mais ao Centro-Oeste. Desta vez a opção é pelo Cerrado.  

Publicações - O material apurado durante a viagem será veiculado numa série de reportagens do Caminhos do Campo - suplemento de agronegócio da Gazeta do Povo, toda terça-feira. As matérias, fotos, dados das regiões visitadas e depoimentos de técnicos e produtores estarão disponíveis em tempo real no endereço eletrônico "Expedição Caminhos do Campo", que pode ser acessado no site da FAEP www.faep.com.br no ícone do lado esquerdo inferior.

Boletim Informativo nº 992, semana de 18 a 24 de fevereiro de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar