No dia 24 de janeiro, o Sindicato Rural de Apucarana recebeu oficialmente em sua sede um grupo de 33 visitantes, produtores rurais da região de Lyon, sudeste da França, que veio ao Paraná para visitas técnicas. O presidente do sindicato, Jorge Nishikawa, saudou os visitantes e fez um breve relatado sobre o potencial de Apucarana.
O ex-presidente e atual delegado do sindicato, Claudomiro Rodrigues da Silva, fez um relato com uso de "data-show" sobre a colonização do Norte do Paraná.
O grupo de franceses acompanhado pela diretoria do sindicato conheceu uma lavoura de café da Fazenda Fest, região de Pirapó, próximo de Apucarana. O grupo seguiu para a Fazenda Ubatuba, outrora fazenda modelo café conhecida internacionalmente. Na mesma fazenda, visitou plantação de milho e soja, onde o vice-presidente do sindicato, engenheiro-agrônomo Renato Franciscon, respondeu às perguntas feitas pelos franceses.
O líder o grupo, Daniel Mazollier, ficou impressionado com o grau de desenvolvimento da agricultura paranaense, não esperava tão alto nível de tecnologia adotado na produção de soja e milho aqui no Paraná. Disseram que levam boas lembranças do Paraná. O grupo visitou ainda Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
Estiveram presentes para a recepção do grupo o prefeito de Apucarana, Valter Aparecido Pegorer; vice-prefeito, secretário do Desenvolvimento e secretário da Agricultura, Waldemar Garcia; secretário da Fazenda, João Carlos de Oliveira; presidente da ABIMILHO (Associação Brasileira das Indústrias do Milho), Nelson Kowalski; presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana e Região, Shigueo Yamamoto; diretores e funcionários do Sindicato Rural Patronal de Apucarana e convidados, além da imprensa.
Narciso Pissinati, presidente do Sindicato, e Mylton Casaroli, vice-presidente, acompanham no período de 25 até o dia 31 de janeiro cerca de 100 agricultores franceses divididos em três grupos interessados em novidades dos setores de grãos e biodiesel.
Eles são produtores de cereais como trigo, sorgo, colza e beterraba branca para fabricação de açúcar e etanol, interessados também no plantio direto.
Na foto, em visita a propriedade de Mylton Casaroli, puderam acompanhar de perto a produção de laranja e mandioca.