PIB da agropecuária brasileira
acumula crescimento de 7,72%

Agência CNA
A pecuária apresenta um crescimento equilibrado em todos os elos da cadeia, o que elevou a média do resultado do ano

O PIB da agropecuária brasileira registrou crescimento de 7,72% no acumulado até setembro, refletindo os bons resultados da safra agrícola em 2007 e o aumento da produção e dos preços dos frangos e lácteos. Segundo análise da CNA, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o PIB do agronegócio também apresenta cenário positivo, garantido principalmente pelo agronegócio da pecuária, que acumula crescimento de 7,28% até setembro. "A pecuária apresenta um crescimento equilibrado em todos os elos da cadeia, o que elevou a média do resultado do ano", afirma o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta Ferreira.

O bom desempenho da agricultura reflete os resultados obtidos pelo segmento de grãos, responsáveis por um crescimento acumulado de 7,46% até setembro. "A soja e o milho se destacam neste cenário de expansão pois, além do aumento da produção, registram expressivas altas nos preços", diz Ricardo Cotta. Mas o quadro de crescimento não atinge igualmente todas as culturas agrícolas. Algodão e cana-de-açúcar, por exemplo, tiveram crescimento de produção, mas os preços apresentaram redução. A queda nos preços foi ainda mais expressiva em produtos como feijão, laranja, batata, cebola, sisal e mamona. "Estas oscilações acabam pressionando a média de crescimento do PIB da agricultura", explicou o superintendente técnico da CNA.  

No caso da pecuária, houve pequena desaceleração no ritmo de crescimento em setembro, quando registrou expansão de 0,92%, mas o segmento já acumula crescimento de 8,05% no ano. Tal desempenho é causado pelo aumento da produção e dos preços de frangos, carne bovina e de lácteos. Mas a ligeira queda nos preços do segmento de suínos acabou gerando um impacto negativo na média da pecuária.

O agronegócio da agricultura soma taxa de crescimento de 3,29% em 2007, apesar dos reflexos negativos do desempenho da indústria vegetal e dos insumos. A indústria de base vegetal se manteve praticamente estagnada em setembro, crescendo apenas 0,09%. No acumulado do ano, registra expansão de 0,83%, em conseqüência da fraca performance da indústria do açúcar, que acumula resultado negativo de 30,04% no ano, devido à queda nos preços do açúcar. No caso da indústria de insumos para agricultura, apesar da desaceleração registrada em setembro, o segmento já acumula crescimento de 9,68% no ano. "A produção de alguns insumos, como os fertilizantes, aumentou em 11,64% em relação ao ano passado, enquanto os preços cresceram", explicou Cotta.  

O desempenho da indústria de processo animal sustentou o crescimento acumulado de 1,52% da agroindústria agropecuária. A indústria de abate de animais, que soma taxa de crescimento de 9,46% até setembro, vem garantindo os bons resultados obtidos pela indústria de processamento animal, que já acumula aumento de 5,96% este ano. Cabe destacar, ainda, a indústria de laticínios, que apresentou crescimento de 2,04% somente em setembro.   

Boletim Informativo nº 987, semana de 17 a 23 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar