Numa parceria entre o Senar, Sebrae, Sindicato Rural e a Cooperativa Copacol, 85 empresários rurais de cinco municípios do Oeste do Paraná participaram entre os meses de janeiro e novembro de 2007 de cinco cursos "De Olho na Qualidade Rural". Os treinamentos foram ministrados pela instrutora a serviço do Senar, Sandra Ferneda Venturim.
Com a proposta de manter o produtor rural com qualidade e rentabilidade em seu negócio foram trabalhados vários conceitos de organização. Para Sandra, os desafios se tornam maiores quando há interesse dos envolvidos. "Os resultados geralmente nos surpreendem", resume a instrutora que destacou também o comprometimento dos agricultores e o apoio permanente da cooperativa na busca da qualificação de seu quadro social.
O primeiro curso aconteceu entre 15 de janeiro e 03 março, envolvendo 17 empresários rurais dos municípios de Jesuítas e Formosa do Oeste. Outros dois grupos, um com 16 e o outro 17 pessoas de Nova Aurora trabalharam o conteúdo no período de 5 de março a 20 de abril e outro entre 23 de abril e 9 de junho.
Do município de Corbélia, região de Penha, 17 empresários rurais aceitaram o desafio e participaram do curso entre 6 de agosto e 21 de setembro. O cronograma foi finalizado com a turma de 17 empresários de Cafelândia, que trabalhou os 5S entre os dias 24 de setembro a 9 de novembro.
A participante do evento realizado em Nova Aurora, Lorena Apª. Meneguel Heupa, muito feliz por já estar colhendo os frutos da qualidade, vencendo o concurso da qualidade na avicultura. "Que mais pessoas possam também participar e alcançar estes resultados. Melhor não podia ser", diz Lorena.
Para o casal de empresários: Edson e Maria da Silva, de Formosa do Oeste, Família com muita garra e determinação, realizaram muitas mudanças. Segundo eles o curso "foi muito bom e produtivo, trazendo mais esclarecimento na organização e também visualizando a propriedade como uma empresa rural ".
Sr.José Airton e Terezinha de Souza, para eles o curso "Só trouxe benefícios para o nosso trabalho, tanto físico como mental. Tendo mais amizades, dinâmica de grupos, saúde à todos conforme os benefícios já existentes. O casal agradeceu muito à Senar, Sebrae e também à Instrutora".