Experiências no campo enriquecem evento

A programação do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais reservou espaço para a apresentação de projetos associativos, desenvolvidos por participantes do PER no interior do Estado. Foram apresentados projetos nas áreas de segurança rural, cooperativa de crédito, marketing, produção orgânica, comercialização de frutas e hortaliças, turismo rural, bioenergia, meio ambiente, entre outros.

Em Cambará, os empreendedores Mateus Scandolo, Everton de Almeida Muchagata e Mário Calzado estão implantando um projeto de Turismo Rural que pretende explorar os atrativos da região. "Já temos certa estrutura de hospedagem e alimentação", comentou Scandolo.

A idéia do grupo é, inclusive, fazer um resgate histórico, promovendo visitas a antigas fazendas de produção de café. "Há indícios de que a cultura de café, no Paraná, começou naquela região", explicou Muchagata. Sobre as metas para o incremento da atividade rural na região, o grupo confirmou que foi solicitada verba ao Ministério do Turismo para a construção de portal, sinalização, ponto de informações e de venda, que devem ser implantados em 2008. "Pretendemos aumentar em, pelo menos, 50% o número de visitantes na região já no próximo ano", disse Calzado.

Em Chopinzinho, sudoeste do Estado, o empreendedor Valdir Bolzani trabalha na instalação de um biodigestor que deve beneficiar, inicialmente, três propriedades rurais. Bolzani lida com cria, recria e engorda de suínos. Os dejetos destinados à esterqueira permitirão a produção de, aproximadamente, 18 quilos de gás por dia, que será utilizado para abastecer as sedes das propriedades e um aviário. "Minha primeira preocupação foi ambiental. É poluente e percebi a necessidade", informou.  

De Umuarama, foi apresentada a parceria de um grupo de quatro produtores, que desejam criar uma "packing house", ou seja, um centro de embalagem e distribuição de frutas e verduras já limpas, cortadas e acondicionadas. Estudos preliminares demonstraram que o projeto é economicamente viável e deverá aumentar a renda familiar do grupo.

Em Marquinhos, no centro-oeste, 12 produtores estão se associando numa área de 54 hectares para otimizar a produção de leite. Juntos, vão buscar tecnologia e produção em escala para elevar a renda com a atividade leiteira. Para isso, eles  aproveitam o baixo endividamento, a auto-estima do grupo e o bom acesso às propriedades, abastecidas com muitas nascentes de água.

Várias iniciativas envolvem parceria com a comunidade, autoridades e comércio local. Em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, os empreendedores rurais colocam em prática, desde dezembro de 2006, a Feira da Lua. Produtos, que antes corriam risco de se perder na propriedade, por falta de logística de distribuição, agora são vendidos quinzenalmente na feira. Esta virou uma opção de lazer para os moradores da região e reúne música, artesanato e gastronomia. A meta, até o final deste ano, é que a Feira da Lua tenha 50 barracas.


O Programa Empreendedor Rural compreende três fases: elaboração do projeto de forma empresarial, implementação e troca de experiências, formação de líderes e empreendedores cientes de seu papel social. 


 

Boletim Informativo nº 986, semana de 10 a 16 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar