Agrinho 2007 - Ano 12

Textos revelam geração mais crítica
e consciente de sua cidadania

Como um programa de responsabilidade social, o Agrinho visa a formação de uma geração mais crítica e consciente de seu papel de cidadão. Além disso, sua proposta contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário, com base em conceitos de sustentabilidade. As redações selecionadas pelo Concurso deste ano demonstram amadurecimento dos estudantes em questões que afetam seu ambiente de convívio.

A estudante Jaqueline de Miranda, 7 anos, foi a primeira colocada em redação entre as crianças de 1ª série da rede pública de ensino. Com o título "A Saúde", a estudante de Verê ressaltou a importância da vacinação infantil e da alimentação saudável. "Com saúde, a criança pode estudar e brincar", disse.

Luis Guilherme Rubel

Já o estudante Luis Guilherme Rubel, 10 anos, foi o primeiro colocado em redação entre os alunos de 4ª série da rede particular de ensino. Ao escrever sobre conhecimento e solidariedade, o estudante de Cascavel destacou a experiência dele em ajudar outras crianças a aprender. "Eu ensinei o filho da minha babá, que tinha reprovado de ano, em português e matemática". Para a mãe dele, Ingrid Lapuse Rubel, a atitude do filho foi boa para a auto-estima dele. "Fortaleceu a relação entre o estudante e a escola", comentou.  

Beatriz de Fátima Ritzmann

A estudante Beatriz de Fátima Ritzmann, 11 anos, escreveu sobre pessoas portadoras de necessidades especiais e inclusão social. Sua redação   ficou em primeiro lugar entre os trabalhos dos alunos de 6ª série da rede pública. A estudante de Paula Freitas baseou-se na história dos colegas de classe com problemas auditivos para desenvolver seu texto. "Dei sugestões de como melhorar a relação entre os colegas. Hoje, conversamos com a ajuda de uma professora intérprete. Acho que poderiam ser dadas aulas de libras (sinais) a outras crianças para facilitar a comunicação", sugeriu.

Luan Alves da Silva

A história de Luan Alves da Silva, 8 anos, é comovente. O estudante de Nova Santa Rosa, primeiro lugar entre as redações de 2ª série da rede pública, escreveu sobre o orgulho que sente do trabalho que sua mãe faz. "Ela trabalha ajudando o meio ambiente. Ela cata papel e recicla", disse.  

O estudante Leonaldo de Oliveira, 14 nos, conquistou o primeiro lugar em redação entre os alunos da 5ª séria da rede pública de ensino. Com o título "A Natureza é Vida", a redação do estudante de Nova Tebas defende a preservação das plantas e animais. "É preciso cuidar da Natureza. Já que é muito bom viver nela", disse.

Leonaldo de Oliveira

O estudante de Foz Iguaçu, Willens Mariano, 10 anos, também foi o primeiro colocado em redação. Aluno da 4ª série da rede pública de ensino, Willens explorou a ficção da Terra ser invadida por alienígenas. De acordo com sua redação, um menino decide salvar o Planeta. Então, ele diz aos invasores para que voltem ao planeta deles já que a Terra está ameaçada pela poluição. "Pedrinho, o herói da minha história, salva a terra dos alienígenas. Mas diante de tanta poluição questiona no final: será que salvei, mesmo?", lembrou o estudante.  

A redação da aluna da 3ª série da rede público de ensino, Isadora Kochinski, 9 anos, também foi a primeira colocada entre os trabalhos apresentados por estudantes da mesma série. Segundo a estudante de Balsa Nova, os agricultores poderiam ser mais valorizados. "Foi sobre isso que escrevi. Acho que, nas propagandas de roupas e alimentos, também deveriam aparecer os agricultores, já que eles colaboram para que haja as roupas e os alimentos", disse. Para Isadora, os produtores rurais precisariam ganhar mais pelo que produzem. "Sei disso porque sou filha de agricultor", justificou.

Luiz de Godoy

Já o estudante de Moreira Sales, Luiz de Godoy, 16 anos, explorou a violência vivida dentro de casa. A redação de Luiz foi a melhor classificada entre os textos escritos pelos estudantes das 7ª séries da rede pública de ensino. "Eu escrevi sobre o que aconteceu com a minha família. Foram muitos problemas", disse. Luiz ainda explorou problemas que ocorrem fora de casa, como os que afetam o meio ambiente. "Em minha redação, também falo do lixo das ruas e da poluição. Mostro os cuidados para evitar tudo isso", explicou. Ao dizer que quer ser agricultor, Luiz lembrou o quanto gosta de escrever. "Quanto ao concurso, os professores me ajudaram. E eu escrevi", concluiu.   

Boletim Informativo nº 985, semana de 3 a 9 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar