Pesquisa com saúde vira  
peça de teatro em São Luiz

Participantes do Programa JAA (Jovem Agricultor Aprendiz) de São Luiz, Londrina, utilizaram o teatro para fazer um alerta a seus colegas sobre os problemas de saúde mais comuns em sua comunidade. O trabalho teve início com uma pesquisa solicitada pelo instrutor Luciano Ferreira, que presta serviços ao SENAR-PR. "Pedi ao grupo que fosse ao posto médico do distrito com a finalidade de desenvolver pesquisa para verificarmos quais os maiores problemas ligados a área da saúde do distrito a fim de ligarmos cada dia mais os meninos com a comunidade e a escola", conta o instrutor enfatizando a oportunidade de interferência do grupo na realidade local.

Diabetes, depressão, verminoses, alcoolismo, uso de drogas e gravidez na adolescência encabeçam a lista de registros. A partir do levantamento, surgiu um novo desafio proposto por Ferreira: "arrumar uma maneira de levar estas informações ao maior numero de pessoas possível". A jovem Eliane Guerbes da Silva Lima, de 15 anos, explica que a intenção da peça é mostrar como esses problemas afetam a vida das pessoas. A peça foi apresentada para os colegas de escola e, de acordo com o instrutor, vários professores aproveitaram  a deixa para desenvolver outros trabalhos relacionados ao tema.    

Laís Fernandes Costa, 15 anos, atua como narradora da peça e no papel de depressiva. "Achei interessante aprender mais sobre depressão", conta a menina que já conviveu com casos na família. "Agora entendo que a pessoa com depressão precisa de ajuda". Lilian dos Santos, 15 anos, interpretou o papel de adolescente grávida e acredita que a peça é um importante alerta para os colegas: "A gravidez na adolescência não precisa acontecer. Atrapalha os estudos e tem tempo certo para tudo".

Boletim Informativo nº 984, semana de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar