Programa Pesebem chega a Umuarama em dezembro

No próximo mês, o Frigorífico Torlin, em Umuarama, passa a participar do Programa Pesebem, que no Paraná é coordenado pela FAEP. Lançado oficialmente no final do mês de setembro, funciona atualmente em unidades frigoríficas instaladas nos municípios de Nova Londrina e Paiçandu. O Pesebem prevê a instalação  de uma segunda balança para conferência do peso das carcaças pelo produtor.

Perto de completar dois meses de atividades, o Programa conta com 12 produtores cadastrados em Nova Londrina e 68 animais pesados pela balança Pesebem. A unidade de Paiçandu conta com 11 produtores cadastrados e 323 animais pesados pelo Programa. Na avaliação do técnico da FAEP, Fabrício Monteiro, a adesão ao Programa deve ocorrer de maneira gradativa: "Os pecuaristas estão descobrindo o serviço e se adaptando à idéia", explica Monteiro lembrando que as escalas de abate estão abaixo da média já que o setor passa por um momento de recuperação de preços. "Acreditamos que a partir do próximo ano, com a situação normalizada, as adesões aumentem bastante".

 O Programa PESEBEM-PR 
 O que é?

O Pesebem foi criado para oferecer aos pecuaristas um serviço de aferição das pesagens dos frigoríficos, com o objetivo de eliminar as dúvidas quanto ao verdadeiro peso dos animais.
 
Como funciona?
Uma segunda balança é instalada no frigorífico, ao lado da balança já existente, e é operada por um funcionário do Sindicato Rural, contratado e treinado especialmente para este trabalho. 


Eficiência garantida
A instalação desta balança, a "Balança do Pecuarista", é supervisionada pelo IPEM e após todos os ajustes necessários para o perfeito funcionamento e harmonização com a balança do frigorífico, o sistema está pronto para as pesagens. Todos os equipamentos que compõem o sistema PESEBEM são invioláveis, portanto à prova de manipulações que possam alterar o resultado da pesagem. 

Praticidade
Tudo funciona eletronicamente: as carcaças passam pela "Balança do Pecuarista" e o peso é transferido para um computador. 
 
Agilidade
O peso de cada carcaça é registrado e após a pesagem do lote é impresso um relatório que pode imediatamente ser visualizado pelo pecuarista, se este estiver assistindo a pesagem, ou enviado posteriormente por correio. 

Resultado
Processo semelhante é realizado ao mesmo tempo pela balança do frigorífico que registra os pesos das carcaças em seu computador e ao final emite o relatório que entrega ao produtor.
 
Contatos: 
Interessados podem entrar em contato com os sindicatos rurais ou com a coordenação do PEBESEM-PR, na FAEP, pelo telefone (41)2169-7933/ 2169.7928  e também por e-mail para silvia.digiovani@faep.com.br ou fabricio.monteiro@faep.com.br.

Visite a página do PESEBEM-PR na internet: www.faep.com.br/pesebem

Boletim Informativo nº 984, semana de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar