Senadores explicam seus
votos em relação à CPMF

Reunidos com empresários em café da manhã em Curitiba (19/11), três senadores explicaram suas posições políticas, e intenção de voto, em relação à proposta do governo de prorrogar o imposto do cheque até 2011. A FAEP, contrária à prorrogação, esteve no encontro por meio de seu presidente, o presidente da entidade, Ágide Meneguette.

A senadora pelo Tocantins Kátia Abreu, que também é vice-presidente de Secretaria da CNA, explicou seu parecer contrário à prorrogação da CPMF. Kátia Abreu foi relatora do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) na Comissão de Constituição e Justiça, mas seu relatório foi derrubado pelos governistas.

Ela disse que tem esperança de que a prorrogação não passe pelo plenário do Senado. "Não somos contra a CPMF apenas por sermos da oposição. A questão é muito maior que uma briga com o presidente Lula ou com o PT: nós somos a favor do Brasil, pela redução do gasto público e da carga tributária", enfatizou. Para arrecadar R$ 39 bilhões, a contribuição tem de incidir sobre R$ 10 trilhões. "Esse valor corresponde a quatro PIB's do Brasil", disse Kátia.

O senador Osmar Dias disse que seu partido, o PDT, fechou questão em favor do governo, mas com a condição de que até o dia 30 deste mês seja enviada uma proposta de reforma tributária ao Congresso. Se não houver redução de impostos, Osmar Dias disse que votará contra a prorrogação da CPMF, mesmo que tenha de enfrentar problemas partidários.

Para o senador Álvaro Dias, já está provado ser possível chegar ao equilíbrio fiscal sem a CPMF. "Temos, hoje, necessidade de mudar o Brasil, acabando com o provisório, como neste caso, reduzir os gastos públicos e discutir a reforma tributária. E a desoneração maior implica no fim da CPMF", afirmou.

O encontro na ACP ainda contou com a participação dos ex-presidentes Marcos Domakoski, Jonel Chede e Ardisson Naim Akel, atual presidente da Faciap, do presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Luiz Cláudio Mehl, e representantes de várias entidades. Participaram ainda os deputados federais Eduardo Sciarra e Abelardo Lupion e o deputado estadual Osmar Bertoldi.    

Boletim Informativo nº 984, semana de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar