Comunidade escolar é bem
representada no Agrinho 2007

Uma geração mais consciente de seu papel de cidadão que se assume como fazedor da história atual. Este é o perfil dos estudantes e professores que se reúnem em Curitiba, no dia 26 de novembro, na cerimônia de premiação do Concurso Agrinho 2007.  "Eles sabem que devem se posicionar em relação a problemas como a sujeira do rio, o político que está no poder, os casos de dengue, enfim, assumem sua participação em tudo", observa Patrícia Lupion Torres, coordenadora pedagógica do Programa que ao longo de 12 anos vem contribuindo na construção dessa consciência dentro da comunidade escolar paranaense. E o Agrinho propõe mais. A conscientização é o ponto de partida para uma tomada de atitude e interferência na realidade. "Se o que eles podem fazer hoje para melhorar o mundo é economizar copos descartáveis, pensando na questão ambiental, então vão fazer. O fato é que essas crianças estão conscientes de qual é sua parte nesse processo", completa Torres.

Perto de mil pessoas comparecem à cerimônia na qual 114 trabalhos selecionados no Concurso são premiados. No total, 212 prêmios são entregues a alunos, professores e escolas das redes pública e particular de todo o Estado. Este ano, o Concurso Agrinho recebeu um número recorde de trabalhos, 12 mil. Dentro desse total, Torres chama a atenção para o aumento no envio de relatos de experiências pedagógicas, trabalhos que envolvem professores e alunos em uma série de atividades, da pesquisa à prática. "É um aumento próximo de dez vezes a mais da média encaminhada em concursos anteriores, o que demonstra uma resposta melhor dos professores ao Programa", avalia Torres, que ressalta também uma outra conquista, a utilização de novas metodologias propostas pelo Agrinho: "Isso é resultado não só do fato de se ter um novo material, mas de uma adesão às  novas metodologias".

Em 2007, o Programa Agrinho propôs aos professores a adoção de metodologias inovadoras e, tendo como base os trabalhos enviados ao Concurso, percebe-se melhorias no processo de produção de conhecimentos. "A partir do momento em que se utiliza a metodologia da sala de aula interativa ou dos mapas conceituais, por exemplo, exige-se do aluno organização do pensamento lógico, argumentação, enfim, isso melhora sua comunicação", esclarece a pedagoga.    

Alunos  e professores do ensino fundamental, educação infantil e educação especial participaram do Concurso nas categorias desenho e redação, projetos de experiência pedagógica, além de escolas e municípios que se destacaram no trabalho de equipe e de mobilização em torno do tema "Saber e atuar para melhorar o mundo".

Independente da premiação, são inúmeros os relatos que chagam ao SENAR-PR sobre os efeitos que o Programa exerce na comunidade. Entre eles, o caso da professora Andréia Castelli Winkelmann,  de Salto do

Lontra, que mesmo não tendo seu trabalho classificado pelo Concurso, atribui ao programa "um dos fatos mais marcantes de sua vida profissional". Andréia foi chamada pela diretora da escola em uma reunião de pais para ouvir o testemunho de como o trabalho sobre alimentação saudável desenvolvido por ela estava influenciando a rotina nas casas de seus alunos: "Logo começaram a contar fatos que estavam mudando a rotina familiar, hábitos alimentares, e tudo isso devia-se ao projeto que eu tinha desenvolvido. Me elogiaram bastante e pediram para que continuasse reforçando este propósito", lembra a professora, que se diz motivada a levar adiante projetos como este. "Acho que nunca tinha me sentido tão realizada como naquele momento. Este foi o melhor prêmio que poderia ganhar e, portanto, já valeu a pena ter participado deste programa".

Para os trabalhos selecionados, os prêmios incluem computadores, aparelhos de TV de 29 e 21 polegadas, DVDs, câmeras fotográficas, bicicletas e quatro automóveis que serão entregues aos vencedores estaduais na categoria experiência pedagógica. O Agrinho é um programa de responsabilidade social realizado pelo Sistema FAEP, em parceria com governo do estado do Paraná, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Justiça e Cidadania, prefeituras municipais, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério público do Paraná, Previdência Social, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow Agrosciences. 


Boletim Informativo nº 984, semana de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar