Com o apoio do Sindicato Rural de São Pedro do Ivaí e Prefeitura Municipal, participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do município realizaram visita técnica a uma propriedade rural (Fazenda Barbacena) onde tiveram a oportunidade de acompanhar, na prática, muitos dos conceitos vistos em sala de aula.
O grupo, composto por filhos de trabalhadores e produtores rurais, visitaram a Área de Preservação Permanente e participaram de palestra sobre pastagem rotacionada, criação de gado e sistema de integração lavoura/pecuária.
A instrutora Elisângela Caparroz, que presta serviços ao SENAR-PR, destaca que todas as atividades extraclasses tiveram um envolvimento muito importante do Sindicato Rural de São Pedro do Ivaí.
O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), destinado a adolescentes entre 14 e 18 anos, foi reformulado e inicia 2008 com um novo formato. A carga horária dos módulos básico e específico será alterada para se adaptar ao trabalho com conteúdos de desenvolvimento humano e interpessoal. De acordo com a técnica do SENAR-PR responsável pelo Programa, Regiane Hornung, a necessidade de mudanças foi identificada a partir da grande procura pelo JAA e os avanços constatados nos jovens que o freqüentam. O novo formato compreende um módulo de gestão do agronegócio, com uma carga de 144 horas de duração e outros módulos disponíveis com carga de até 64 horas na área de pecuária de leite, agroecologia, olericultura, mecanização agrícola, fruticultura e cana-de-açúcar. Maiores informações na página do SENAR-PR: www.senarpr.org.br