JAA mostra alternativas
para diversificação

A instrutora Alexandra Eloisa Ficagna, que presta serviços ao SENAR-PR, reuniu as tumas do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) dos municípios de Pranchita e Pinhal de São Bento, totalizando 35 alunos, em um dia de visitas técnicas em Francisco Beltrão, no dia 23 de outubro. No Centro de Tecnologia e Reprodução em Genética (Centergen), os jovens foram recebidos pelo instrutor Francisco Gaieski  que os guiou em uma apresentação das instalações e atividades desenvolvidas no Centro: cursos, laboratórios, coleta de sêmen.

Na seqüência, o grupo seguiu para a Chácara Rios em Francisco Beltrão onde conheceu um empreendimento que trabalha com Turismo Rural como diversificação para a propriedade rural, atrações, serviços prestados, etc.

A programação encerrou com a ida a um viveiro de pinus e eucalipto, onde receberam informações sobre estrutura, manejo e cuidados necessários do plantio à venda.

A maior parte dos jovens vem de famílias que trabalham com bovinocultura de leite em suas propriedades e a visita teve como objetivo principal “complementar os assuntos vistos em sala de aula e mostrar aos mesmos novas alternativas”, explica Alexandra Ficagna. “Uma das alternativas é se capacitarem.

Ao chegar aos 18 anos podem fazer o curso de inseminação artificial podendo melhorar sua propriedade”.

Boletim Informativo nº 983, semana de 19 a 25 de novembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar