No dia 30 de outubro, técnicos da FAEP participaram de reunião em Naviraí (MS) para discutir a formação do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. O encontro, que serviu para escolher os representantes dos setores que compõem o Conselho, foi convocado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No evento de Naviraí (MS), os participantes decidiram pela manutenção do caráter consultivo do Conselho. Além disso, ficou decidido que a FAEP, mesmo sem participar do Conselho, deverá dar apoio técnico aos sindicatos quando houver necessidade.
Com o objetivo de atualizar os sindicatos rurais do Paraná sobre o assunto, também foram realizadas reuniões no dia 17 de outubro em Umuarama e Paranavaí. Os participantes debateram sobre os efeitos da formação do Conselho e as ações que deverão ter praticadas como estratégia.
Na ocasião, foi proposta uma composição formada por 12 representantes do Paraná, 12 representantes do Mato Grosso do Sul e 3 representantes de São Paulo. Esta composição seria tanto para o setor governamental como para a sociedade civil organizada.
Os participantes também decidiram manter o que foi determinado na reunião do dia 18 de abril. Na oportunidade, ficou definido que o Conselho teria o caráter deliberativo, que seria um único, sem divisão entre os estados, e que teria 54 membros. Destes, 27 representariam o governo e outros 27, a sociedade civil organizada, como setor produtivo, ONG´s, setor da indústria e comércio e universidades privadas.