No dia 13 de novembro, em Curitiba, durante reunião do Conseleite, conselho paritário de representantes dos produtores e da indústria do leite, o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, anunciou o início dos trabalhos voltados à elaboração de um plano que busca garantir a qualidade do leite produzido no Paraná.
Além do setor público, a iniciativa contará com a participação do setor privado, representado pela FAEP, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite).
Durante a reunião na sede da FAEP, Bianchini destacou os esforços dos produtores e dos laticínios para que chegue até o consumidor um leite de melhor qualidade. “Se hoje o Paraná é reconhecido por ter o melhor leite do País, isso deve ser atribuído a um trabalho iniciado há 30 anos”, disse.
Comissão técnica – No mesmo dia, a Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP reuniu-se para discutir e elaborar propostas que serão apresentadas ao governo do estado no momento em que a iniciativa privada for convocada para colaborar na elaboração do plano. Entre as propostas defendidas pela Comissão, estão as voltadas para a qualidade, a sanidade e a rastreabilidade do rebanho.
Na ocasião, integrantes da Comissão também discutiram a necessidade da aplicação efetiva da Instrução Normativa Nº 51. Para eles, a maioria dos problemas enfrentados pelo segmento pode ser resolvido com a aplicação desse instrumento legal.