Sindicato de Apucarana realiza
curso de podas e desbrotas de café 

Aula prática na Chácara Nilzei no distrito de Pirapó

Dias 5 e 6 de novembro foram realizados pelo instrutor Eder Paulo Arrabal Arias 2 cursos de CAFÉ - Podas e Desbrotas do Cafeeiro no distrito de Pirapó, município de Apucarana, reconhecido como grande centro de produção de café de altíssima qualidade no Paraná pela sua qualidade de terra e pela sua altitude de 980 metros. Os cursos foram promovidos pelo SENAR-PR em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Apucarana.  

Jorge Nishikawa, presidente do sindicato e produtor de café, participou do curso e avaliou como excelente o aproveitamento pelos participantes, tanto na primeira parte que foi teórica, de manhã, como na prática, à tarde, principalmente por se tratar de um assunto carente na região. Outro fator que despertou tanto interesse no assunto foi sem dúvida a didática, a versatilidade e o conhecimento de causa do instrutor.  

O curso do dia 5 foi realizado na propriedade do sr. Paulo Fenato, tradicional produtor de café na região de Pirapó.  

O curso do dia 6 foi realizado no salão de festas da Associação dos Moradores de Pirapó e aulas práticas na Chácara Nilzei, de propriedade do sr. Nildo Kern.  

O Sindicato Rural Patronal de Apucarana entusiasmado com o interesse da comunidade está agendando junto ao SENAR-PR outros cursos como Controle de Pragas e Doenças do Cafeeiro para janeiro de 2008.

Boletim Informativo nº 982, semana de 12 a 18 de novembro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar