Criado em 1959, apenas cinco anos depois da fundação do município, o Sindicato Rural de Chopinzinho se aproxima dos cinqüenta anos olhando para a frente, planejando o futuro. "Estamos realizando com a diretoria um planejamento para traçar objetivos e metas de crescimento e de atuação. Este planejamento dá segurança para afirmarmos que o trabalho, além de ser mantido, será melhorado e degrau a degrau vamos conquistar o espaço que a agropecuária merece", diz Rubenei Meloto, presidente do sindicato.
Rubenei acrescenta que o Sindicato Rural de
Chopinzinho tem a vocação histórica de sempre inovar no serviço aos
produtores. "Algum tempo atrás tínhamos serviços que nem o município
prestava à população, como o atendimento odontológico", diz o
presidente. O aniversário de 48 anos do Sindicato Rural de Chopinzinho
foi no último dia 23 de outubro.
Os alunos da APAE de Chopinzinho participaram de mais um curso Apoena, programa de inclusão de pessoas com necessidades especiais nos eventos do SENAR. O curso de jardinagem aconteceu em duas etapas: a primeira foi nos dias 20 e 21 de setembro, a segunda no dia 11 de outubro, com apoio do Sindicato Rural de Chopinzinho.
De acordo com os organizadores, o curso foi muito aproveitado pelos alunos, "o entrosamento foi fundamental para os belos trabalhos desenvolvidos durante os três dias de curso".
A instrutora que prsta serviços ao SENAR-PR, Irony Cella, destaca que a jardinagem é dividida em duas etapas e que no primeiro momento eles aprendem a "compreender a planta". "O bom jardineiro é aquele que observa o desenvolvimento da planta, no segundo momento começam a trabalhar com o plantio, e depois a poda e como fazer. Na última parte, controlar as pragas nos jardins".
A diretora da APAE, Ana Maria Bosa, fala sobre a importância destes alunos estarem fazendo o curso de jardinagem e aprendendo a trabalhar com as plantas. "Eles estão sendo preparado para auxiliar no viveiro da escola."