A partir de 2008, a FAEP e o SENAR-PR, em parceria com o Banco do Brasil, vão oferecer um curso aos produtores rurais sobre como operar na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e proteger o preço dos produtos agropecuários. Para viabilizar os cursos foi assinado na semana passada (29/10) um termo de cooperação técnico-científica entre as instituições.
Pelo convênio, técnicos da FAEP e instrutores do SENAR passam por um treinamento com especialistas do Banco do Brasil. Depois, estes técnicos irão repassar aos produtores o conhecimento básico para utilizar as ferramentas de proteção financeira no mercado futuro.
A opção de garantir preços de produtos agropecuários na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF) ainda é pouco conhecida e utilizada pelos produtores brasileiros. Mas é um instrumento eficaz de proteção contra crises econômicas e a oscilação de preços. Na foto, o momento em que o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, e o superintendente do Banco do Brasil no Paraná, Danilo Angst, assinam o convênio.