Disponível desde o mês de maio, o curso de Forragicultura oferecido pelo SENAR-PR, deve fechar o ano com 93 eventos realizados no Estado. Segundo o instrutor Ricardo Mendes dos Santos, que presta serviços para o SENAR-PR, a partir do mês de agosto a procura pelos cursos vem aumentando, com os produtores buscando, principalmente orientações para o correto estabelecimento da pastagem. “Fazer a implantação adequada nas áreas de pastagem envolve escolha e cálculo correto de sementes e adubação, que é hoje um dos maiores interesses dos produtores, como recuperar áreas com uso de adubação”, observa Santos.
Entre o problemas mais freqüentes enfrentados por pecuaristas na forragicultura, estão as questões climáticas, manejo das pastagens e fertilidade do solo.
De acordo com o instrutor, o curso consegue ajudar os produtores nessas questões. “Visitamos um projeto de irrigação de pastagens, que é algo que as pessoas até ouviram falar mas a maioria não conhece”. Ricardo ressalta a iniciativa do produtor Júnior Wilson Vedovotto, de Icaraíma, como um investimento que vale a pena. “Essa área em Icaraíma, por exemplo, é pequena e considero um modelo de sustentabilidade”.