Suíno, Sabor e Saúde. De 6 a 11 de novembro, no Mercado Municipal de Curitiba, o público em geral poderá conhecer melhor a qualidade da carne suína, desfazer alguns tabus e ver a alta tecnologia empregada na sua produção, o que garante cada vez mais sanidade e sabor no alimento levado à mesa do consumidor.
Uma mini-fazenda será instalada ao lado do Mercado Municipal. Haverá ainda banners, painéis, cursos, receitas e degustação de produtos industrializados. A promoção da cadeia de suínos é resultado de uma união de esforços em que entram o poder público, através da Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba; os produtores, representados pelo Sistema FAEP, pela Associação Paranaense de Suinocultura (APS) e a Suinosul, além do setor industrial - Cooperativa Castrolanda, Frimesa, Bizinelli e Monte Bello.
A suinocultura no Paraná gera 217 mil empregos diretos e outros 298 mil indiretos. O rebanho é de praticamente cinco milhões de cabeças que fazem do estado o terceiro maior produtor do país e segundo exportador.
A Embrapa, e outras instituições, vêm desenvolvendo técnicas que garantem bons resultados para a suinocultura sem impactar negativamente no meio ambiente. Exigências dos mercados interno e externo fazem com que os produtores dêem destaque especial à biossegurança. Há cuidado redobrado na prevenção de doenças, como controle de visitas nas granjas, cercas de isolamento, vacinação, quarentena e medicação dos animais, entre outras práticas sanitárias.
Ainda antes da realização do evento, nos dias 30 e 31 de outubro, haverá um curso para qualificar açougueiros em cortes especiais - como picanha e alcatra de suíno, para atender a um mercado consumidor mais exigente e com maior poder aquisitivo.