Curso investe na qualificação 
da linha de frente dos sindicatos

Programa de Desenvolvimento Sindical se volta para 
os funcionários de sindicatos com mais de três anos de casa

Em vez de timidez e acomodação, iniciativa e empreendedorismo na linha de frente dos sindicatos rurais. É com esse propósito que o Sistema FAEP, em parceria com o SEBRAE-PR, começou na semana passada o I Encontro do Curso de Gestores Sindicais 2007, em Curitiba. Dessa vez, o programa de Desenvolvimento Sindical se volta para os funcionários de sindicatos com mais de três anos de casa. Já investimos na qualificação dos funcionários mais novos, dos presidentes e dos diretores dos sindicatos rurais. Mas sem o envolvimento desses funcionários, as metas e projetos não saem do papel. Vocês são a linha de frente no atendimento ao produtor, disse na abertura do curso o diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia.

O consultor do SEBRAE-PR e um dos instrutores do curso, Valdir Vergílio Madeira, segue no mesmo raciocínio: É esse pessoal que pode deslanchar ou frear as coisas no sindicato. A intenção é despertar neles seus atributos de liderança, para que percebam o que o produtor necessita e ajam em função disso. Na semana passada, dois grupos fizeram curso de 12 horas em Curitiba. Eles voltam para concluir o treinamento em novembro. Até o final do ano haverá ainda outras duas turmas.

O curso não é voltado para capacitar funções técnicas ou operacionais, mas tem foco no capital humano. O encontro termina, no segundo dia, com cada funcionário fazendo um plano de ação para implementar melhorias pessoais. Nossa idéia é quebrar a acomodação, formar não só gerentes de sindicatos mas líderes, pessoas que façam a diferença na comunidade, conclui Valdir Madeira.  

Boletim Informativo nº 979, semana de 22 a 28 de outubro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar