Em vez de timidez e acomodação, iniciativa e empreendedorismo na linha de frente dos sindicatos rurais. É com esse propósito que o Sistema FAEP, em parceria com o SEBRAE-PR, começou na semana passada o I Encontro do Curso de Gestores Sindicais 2007, em Curitiba. Dessa vez, o programa de Desenvolvimento Sindical se volta para os funcionários de sindicatos com mais de três anos de casa. Já investimos na qualificação dos funcionários mais novos, dos presidentes e dos diretores dos sindicatos rurais. Mas sem o envolvimento desses funcionários, as metas e projetos não saem do papel. Vocês são a linha de frente no atendimento ao produtor, disse na abertura do curso o diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia.
O consultor do SEBRAE-PR e um dos instrutores do curso, Valdir Vergílio Madeira, segue no mesmo raciocínio: É esse pessoal que pode deslanchar ou frear as coisas no sindicato. A intenção é despertar neles seus atributos de liderança, para que percebam o que o produtor necessita e ajam em função disso. Na semana passada, dois grupos fizeram curso de 12 horas em Curitiba. Eles voltam para concluir o treinamento em novembro. Até o final do ano haverá ainda outras duas turmas.
O curso não é voltado para capacitar funções técnicas ou operacionais, mas tem foco no capital humano. O encontro termina, no segundo dia, com cada funcionário fazendo um plano de ação para implementar melhorias pessoais. Nossa idéia é quebrar a acomodação, formar não só gerentes de sindicatos mas líderes, pessoas que façam a diferença na comunidade, conclui Valdir Madeira.