Embrapa faz acordo com centro de pesquisa dos EUA

Os pesquisadores Luciano Nass, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e David Ellis, do National Center for Genetic Resources Preservation (NCGRP), dos Estados Unidos, oficializaram no começo de outubro um acordo de cooperação que prevê o aumento de ações de intercâmbio de espécies vegetais entre os dois países. A iniciativa também prevê o estabelecimento de projetos em parceria relacionados à conservação de recursos genéticos.  

Em novembro de 2006, a Embrapa atingiu as 100 mil amostras de sementes em seu banco genético: o 7º maior de todo o mundo. Cerca de 40 mil amostras de sementes de arroz e soja, entre outras espécies, estão sendo enviadas para o Brasil. A meta da Embrapa é alcançar o banco genético da Alemanha, que é o terceiro maior do mundo, com aproximadamente 170 mil amostras. No ranking, os Estados Unidos estão na primeira posição com 486 mil amostras. Seguidos pela China, com 360 mil.  

A cooperação visa fortalecer a conservação de recursos genéticos, intensificar o intercâmbio, avaliar o manejo de recursos genéticos e os sistemas de curadorias no Brasil e nos Estados Unidos, além de integrar as bases de dados de recursos genéticos dos dois países. A parceria ainda prevê o treinamento de pesquisadores e técnicos brasileiros e americanos. O NCGRP é responsável pela conservação de mais de 700 mil amostras de sementes de culturas agrícolas de importância econômica e social.

Boletim Informativo nº 979, semana de 22 a 28 de outubro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar