Produtor rural já pode acessar Financiamento de Recebíveis   

Já é possível contratar o Financiamento de Recebíveis do Agronegócio (FRA)

  O Banco do Brasil vai operar o Financiamento de Recebíveis do Agronegócio (FRA), e os produtores interessados devem procurar as empresas credoras tradings, revendedores de insumos, cooperativas e demais fornecedores para propor a negociação, que será feita diretamente entre a empresa o banco.  

O Banco já deflagrou a operacionalização do Financiamento, cujo objetivo é possibilitar o reescalonamento das dívidas de produtores rurais junto a fornecedores de insumos, relativas às safras 2004/2005 e 2005/2006. No Paraná, a maioria dos produtores já refinanciou estas dívidas com o FAT Giro Rural, mas a parcela de produtores que não conseguiu operar com este programa tem agora uma nova chance de equacionar estas dívidas.

O Financiamento de Recebíveis do Agronegócio é um fundo criado depois de um ano de intensa negociação envolvendo não somente o Governo, mas empresas privadas e investidor. Possui uma reserva de R$ 2,2 bilhões destinada à liquidação de débitos de produtores ou suas cooperativas com fornecedores de insumos contraídos nas safras 2004/2005 e 2005/2006. Para tanto foi criado um fundo garantidor que terá a contribuição dos produtores (10% do valor da dívida), fornecedores de insumos agropecuários (20% do valor do crédito) e a União (15%), a ser utilizado caso o valor de inadimplência ultrapasse os recursos do fundo.

Os produtores que contratarem os recursos do Financiamento terão prazo de pagamento de quatro anos, em quatro parcelas anuais, a partir de 2009, com juros de 5% ao ano, acrescido da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6,25%. O prazo para contratação dos recursos vai até 28 de dezembro.   


Boletim Informativo nº 979, semana de 22 a 28 de outubro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar