Pela terceira vez este ano Senac, SENAR-PR e FAEP se unem em ação de promoção de cadeia produtiva do Paraná
A carne caprina é ainda pouco conhecida por boa parte dos consumidores, mas seus predicados têm forte apelo para qualquer pessoa que atenta à saúde e boa forma. Leve, de fácil digestão, magra, macia e saborosa foram algumas das propriedades levantadas em pesquisa realizada pelas nutricionistas Thaís Mezzomo e Bárbara Dal Molin Netto, no Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos da Universidade federal do Paraná (UFPR).
Os resultados demonstram que a carne caprina apresenta percentuais de gordura saudáveis, ou seja, elevada relação de ácidos graxos insaturados/ saturados e concentração reduzida de colesterol, explica Thaís Mezzomo. Em comparação com cortes de carne bovina, suína e de frango, considerando 100g de carne crua, a pesquisa mostra que a carne caprina apresenta o menor teor calórico e o menor teor de gordura total, comparado às outras carnes. Percebe-se que a carne caprina possui menor teor de gordura saturada, que é responsável pelo aumento do colesterol e aterosclerose, entupimento das artérias. Essas característica fazem da carne caprina uma boa indicação para pacientes diabáticos, com perfil lipídico alterado, que precisam perder peso e com colesterol alto, explica Bárbara Dal Molin Netto.
O Festival da Carne Caprina inicia no dia 20 de outubro e segue entre 22 a 27, no Restaurante-escola do Senac, em Curitiba. O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com SENAR-PR e FAEP e visa a promoção de cadeias produtivas do Estado. Já foram realizados este ano os Festivais Gastronômicos da tilápia e da carne suína.
Qualificação - Na Semana passada, turmas dos cursos de cozinheiro e garçom do SENAC-PR passaram por curso de qualificação oferecido pelo SENAR-PR. Com duração de quatro horas, o curso realizado pelo SENAR-PR ensinou a melhor forma de cortar, preparar e servir a carne caprina. Com relação à qualificação de criadores, o SENAR-PR deve fechar o ano com pelo menos 35 cursos de manejo de caprinos realizados, o que equivale a cerca de 400 pessoas capacitadas.
Encontro de negócios - Está previsto para o dia 25 de outubro um encontro entre produtores de caprinos e potenciais compradores. A proposta do encontro é possibilitar aos produtores de caprinos apresentar seus produtos, serviços e propostas de negócios. Cerca de 200 pessoas estão sendo convidadas. Para Tatiana Mezzomo, diretora de divulgação da Associação dos Caprinocultores do Paraná (Capripar), existe um grande potencial de mercado para a carne caprina. O mercado está aberto e muito curioso, pelo menos é esta sensação que tenho ao visitar o pessoal de supermercados, restaurantes e até mesmo o consumidor.