Como
operar no mercado futuro. Este foi o objetivo da visita dos
participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Irati,
parceria entre SENAR-PR e Sindicato Rural de Irati, à empresa Cereal
Sul, no último dia 20. O grupo de 35 jovens teve acesso às instalações
da empresa, principalmente à sala de operações de negócios, e teve o
acompanhamento do proprietário, João Batista de Oliveira, e do gerente
comercial, Edílson Jorge, que falaram sobre a importância de saber como
comercializar melhor os produtos agrícolas.
A intenção do instrutor Sérgio Krepki, que presta serviços ao SENAR-PR, foi apresentar aos jovens uma ferramenta essencial para agricultores se protegerem da instabilidade do mercado e, de acordo com o retorno que teve, o assunto conseguiu despertar o interesse do grupo.
O jovem Geovane Maneira, da Comunidade Faxinal do Rio do Couro, que já tinha algumas noções sobre mercado futuro adquiridas em conversa com o pai, relatou que com a visita pôde somar mais conhecimentos e tirar algumas dúvidas, informações que serão muito úteis quando assumir sua parte na empresa rural.
Para o aprendiz Jéferson, da Comunidade do Cerro da Ponte Alta, as informações repassadas durante a visita sobre o que é venda mercado a termo, venda no balcão e mercado de opções, entre outros, devem ser aprofundadas pelos jovens, para que saibam o melhor momento de vender sua produção, obtendo maior ganho financeiro.
A visita finalizou com passagem pelas instalações de recebimento dos produtos até o armazenamento. A empresa parabenizou o SENAR-PR e Sindicato Rural de Irati pela iniciativa do Programa e se pôs à disposição para novas visitas.