Norte Pioneiro mobiliza
jovens pela agricultura 

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, participa no dia 20 de outubro em Cornélio Procópio do Encontro de Jovens.  O evento deve reunir 1,3 mil participantes de 24 municípios do Norte Pioneiro.  

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cornélio Procópio, Floriano José Leite Ribeiro, o objetivo é conscientizar os jovens, filhos de agricultores, sobre a importância da atividade que exercem. Na ocasião, também daremos orientações de cidadania e motivacionais. É um evento pioneiro, já que é a primeira vez que realizamos esse encontro na região, disse.  

De acordo com a programação, serão administradas as palestras Buscando Soluções para Crise na Agricultura, Educação, Cooperação e Humanização e Jovens Agricultores Vencendo. Também está prevista a apresentação do Programa Empreendedor Rural, desenvolvido pelo SENAR-PR em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-Pr), Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) e FAEP.   

O Encontro de Jovens é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cornélio Procópio em parceira com o Sistema FAEP e Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte Pioneiro.   



Jardinagem


Aumento de demanda motiva
formação de novos instrutores

Na medida em que o campo se desenvolve, aumenta a necessidade de qualificação de mão-de-obra nas atividades de prestação de serviço no meio rural. Atento a isso, o SENAR-PR vem investindo cada vez mais nos cursos de formação profissional nesta área. No período entre 24 e 27 de setembro, 15 candidatos participaram do curso de formação de instrutores em jardinagem no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand.

O curso de Jardineiro foi criado em 2004 e, desde então, vem apresentando procura crescente. Foi justamente este crescimento na demanda pelo treinamento de Jardineiro que motivou o SENAR-PR a ampliar o seu quadro de instrutores, explica Neder Maciel Corso, técnico do Departamento de Aprendizagem Rural do SENAR-PR. 

O técnico também ressalta que o curso é uma exceção à regra e também está disponível para o público de trabalhadores urbanos: Isso porque acredita-se que grande parte dos profissionais que prestam serviços de jardinagem nos grandes centros urbanos são provenientes do meio rural. Quando deixaram a propriedade e partiram em busca de novas oportunidades na cidade, trabalhar com a terra era algo com o que estavam familiarizados. 

O objetivo do curso é elevar o grau de conhecimento destes profissionais, possibilitando o uso de técnicas adequadas e, consequentemente, maior credibilidade para a atividade.

     Dentre os conteúdos trabalhados durante o treinamento de Jardineiro, destaque para: 

-    As plantas e o meio ambiente;

-    Noções de solo;

-    Funções sociais dos jardins;

-    Ferramentas: manejo e segu-

    rança;

-    Orçamento e interpretação de 

    projetos de paisagismo;

-    Implantação e manutenção de 

    jardins;

-   Postura profissional do jardineiro.


Evolução no número de cursos de jardineiro nos últimos quatro anos:

2004 - 26 cursos
     2005 - 92 cursos
     2006 - 102 cursos
     2007 - cursos* 

* até

Boletim Informativo nº 978, semana de 15 a 21 de outubro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar