Em sua 13ª edição, a realização do Simpósio Paranaense de Ovinocultura acontece de forma conjunta com o I Simpósio Paranaense de Caprinocultura, entre os dias 24 a 26 de outubro, no auditório do Canal da Música, em Curitiba. A proposta do simpósio, dentro deste novo perfil, visa alcance mais amplo, tanto no que se refere a público quanto aos conferencistas. O evento recebe também a denominação de I Simpósio Sul Brasileiro de Ovinos e Caprinos porque conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Professora Alda Lúcia Monteiro, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenadora do evento, a pauta inclui sistema de produção e de comercialização, com foco no mercado. É uma oportunidade de conhecer experiências do exterior, caso do Uruguai, que desenvolve trabalho muito importante com ovinos, e também de produtores nacionais reconhecidos em todo o Brasil, diz.
O Paraná conta com um rebanho de mais de 600 mil cabeças entre ovinos e caprinos. O crescimento e organização dessas cadeias produtivas no estado, ao longo dos últimos anos, reflete inclusive na programação do evento. No terceiro dia de simpósio, os participantes poderão conhecer a experiência de produtores do Paraná, que vêm se organizando com sucesso, observa Alda, que destaca também alterações na programação dos simpósios para atender à demanda do público. Quando começamos com esses eventos as associações de produtores praticamente não existiam. Hoje os produtores se conscientizaram que têm que se organizar. Por isso, no começo o destaque maior foi para o lado técnico, que hoje divide espaço para biotecnologia da reprodução e sanidade animal, com enfoque também na comercialização, conclui.
Local: Auditório Principal do Edifício do Canal da Música
Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês - Curitiba, Pr
Data: 24 a 26 de outubro de 2007