O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, recebeu no dia 04 de outubro um ofício, enviado pelo gabinete do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes sobre a manutenção da regra da Tarifa Externa Comum (TEC) nas importações de trigo.
De acordo com o documento, o assunto foi analisado pelas Secretarias de Relações Internacionais do Agronegócio e de Política Agrícola do Ministério. Ao ofício, foi anexada uma cópia da Nota Técnica Conjunta SRI/SPA Nº 103/2007, que trata da inclusão do trigo na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (TEC).
De acordo com a Nota, uma medida de redução tarifária para o produto no momento, além de não ter efeito prático no combate à inflação, teria um aspecto político indesejável, já que demonstraria a intenção do governo em elevar a importação do cereal em detrimento da produção nacional. O que provocaria uma forte reação na região produtora, principalmente no Sul do País.
Reivindicação - No início de setembro, Meneguette e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, enviaram um ofício ao presidente da República, Luiz Inácio da Silva, que reivindicava a manutenção da regra da TEC do trigo.
De acordo com o documento, que também foi enviado aos ministros da área econômica e ao Congresso Nacional, a TEC de 10% sobre o produto precisava ser mantida para evitar que, em momentos de alteração de preços, os produtores fossem prejudicados pela concorrência com produtos importados e subsidiados na origem.