Produzir carne suína dentro de padrões internacionais atendendo as exigências de qualidade sem impacto ambiental será a tônica do mais importante evento da suinocultura brasileira. Em Florianópolis, de 16 a 19 de outubro, acontece o 13º Congresso Brasileiro de Veterinários Especialistas em Suínos - ABRAVES 2007.
O congresso vai debater os desafios e soluções para o setor produtivo de carne suína no mercado globalizado. Especialistas, veterinários, produtores e estudantes vão trocar experiências e conhecer novas tecnologias a serviço da sustentabilidade do setor, que investe cada vez mais em pesquisas que otimizam a produtividade e reduzem o impacto ambiental.
Um dos temas de maior repercussão Adaptação Ambiental da Suinocultura: Uma Visão Global será apresentado pelo Químico Industrial, Dr. Airton Kunz, Pesquisador e Gestor do Núcleo Temático de Meio Ambiente da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia.
O pesquisador alerta que adequação ambiental e produção sustentável devem fazer parte muito em breve do rol de barreiras internacionais, funcionando como pré-requisito para exportação para mercados mais exigentes. Além dos limites de emissão para licenciamento, a União Européia apresenta diretivas para prevenção e controle para atividades industriais e agrícolas e todas devem ser licenciadas até o final do ano de 2007 (IPPC, 2007). Os Estados Unidos apresentam variações entre os diferentes estados, mas em nível federal a agência de proteção ambiental é bastante restritiva aos sistemas de produção de animais confinados com limites de emissão e controle para solo, água e ar (EPA, 2007).
Segundo especialistas o desafio da suinocultura de ponta desenvolvida no Brasil é o investimento em projetos que viabilizem o custo da adequação ambiental e ainda permitam gerar mais rentabilidade ao produtor.
O impacto positivo da tecnologia acontece além das porteiras das granjas quando a sociedade percebe que o dejeto de suínos , antes tão poluente, quando recebe o tratamento adequado, transformado em biofertilizante, promove melhorias na estruturação de solos, na qualidade de vida, fixa o homem no campo, dando viabilidade as propriedades rurais.
De 16 a 19 de outubro - Centrosul - Florianópolis -
SC
Mais informações www.abraves.com.br/congresso
Telefones: (48) 9980-4920 ou (48) 3222-6622