Agrinho 2007

Trabalhos passam por triagem antes
de seguir para banca de avaliação

Começou em 1º de outubro e segue até o dia 11 a triagem dos trabalhos que concorrem no Concurso Agrinho 2007. É na etapa de triagem, que antecede o trabalho da banca examinadora, que os trabalhos são classificados de acordo com a categoria do concurso (desenho, redação, experiência pedagógica, escola Agrinho e município Agrinho) e série.

Mesmo antes de encerrado o trabalho, Josimeri Grein, técnica do Departamento de Aprendizagem Rural (DAR) do SENAR-PR, afirma que o total de trabalhos deste ano deve superar o do ano passado. "Somente na segunda manhã de triagem, recebemos 600 trabalhos". No caso dos projetos de experiência pedagógica, nos dois primeiros dias de triagem foi registrada a chegada de 550 trabalhos, mais do que o total enviado em 2006.

Banca examinadora - Entre os dias 15 de outubro e 1º de novembro, uma equipe que reúne especialistas nas áreas de educação, agronomia, meio ambiente e saúde, entre outros, selecionados junto às instituições parceiras do Programa Agrinho, avaliará os trabalhos enviados e selecionará os premiados no Concurso deste ano.


Resgate do companheirismo  


Brincar e aprender. É com esta receita que o programa Agrinho está mudando o perfil da Educação no Paraná. Para a comunidade escolar de Ribeirão Claro, Norte Pioneiro, mais que um programa educativo, o Agrinho incentiva a participação comunitária do aluno, além do companheirismo e da troca de experiências.

Para a estudante Natália Néia Silva, 10 anos, o Agrinho tem incentivado a realização de trabalhos coletivos. "A gente faz tudo em grupo e aprende brincando", diz.

A mesma opinião tem o garoto Gabriel Martins Pereira Giroldo, 10 (foto). Segundo ele, o Agrinho é mais que um programa educacional. "A cada ano estudamos um novo tema e o desenvolvemos para beneficiar a comunidade. Cada um destes temas nos ensina muita coisa", comenta.



Agricultura valorizada

Em Bandeirantes, alunos da Escola Municipal Felipe de Almeida Campos expuseram seus trabalhos na Feira da Lua, que acontece nas noites de quinta-feira, na cidade. A professora Maria Sueli Rodrigues Duarte, diretora da escola, explica que mais do que expor os trabalhos dos alunos, o objetivo de participar da feira foi valorizar a agricultura. "O trabalho foi muito bem dsenvolvido com a participação das crianças, professores e pais", diz a diretora, lembrando que praticamente todos os alunos são filhos de agricultores.

Boletim Informativo nº 977, semana de 8 a 14 de outubro de 2007
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar