O lançamento oficial do Programa PESEBEM no Paraná aconteceu no dia 28 de setembro, em Maringá, e o evento foi marcado pela assinatura do acordo de cooperação entre os parceiros que aderiram à iniciativa no estado, como FAEP, sindicatos rurais de Maringá e Nova Londrina e o Frigorífico Mercosul. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e reuniu cerca de 100 pessoas. Entre os participantes, estiveram pecuaristas e técnicos da FAEP.
O Programa visa fortalecer a confiança e a parceria entre os produtores de carne e os frigoríficos. Em outubro, começam a operar no Paraná duas balanças do pecuarista, instaladas nas unidades do Frigorífico Mercosul de Nova Londrina e Paiçandu. Cada balança do pecuarista ficará ao lado da balança do frigorífico. Com o slogam Duas balanças, uma certeza, o PESEBEM assegurará que o produtor não tenha dúvidas no momento em que a carcaça do seu animal for pesada no frigorífico.
O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, lembrou que o PESEBEM é um programa que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), juntamente com as federações estaduais da agricultura, como a FAEP, implementa em vários estados. A razão é simples: dar ao pecuarista a certeza que a carcaça de seu boi está sendo pesada corretamente. Para isso, conta com a parceria do frigorífico, que deseja manter o seu fornecedor. Creio que esta é uma boa idéia, que aproxima a indústria dos pecuaristas, disse.
Meneguette destacou as diferentes ações da FAEP em benefício da agropecuária do estado, como os programas de desenvolvimento da pecuária a pasto e o de pecuária consorciada com a lavoura. Segundo ele, são formas de tornar a atividade mais rentável e com uma melhor qualidade, além de um produto mais facilmente vendável no mercado externo. Como resultado dessas ações, Meneguete afirmou que já existe um bom número de alianças mercadológicas funcionando no Paraná que, na verdade, são associações de pecuaristas com a finalidade de valorizar a sua produção, com mais renda e sem as flutuações que costumam ocorrer no campo.
O que espero é que o PESEBEM seja mais um instrumento para dar condições melhores de produção e comercialização, juntamente com o desenvolvimento da pecuária em qualidade e quantidade. E, sobretudo, com a indispensável sanidade, sem a qual de pouco adianta realizar o esforço que vem sendo feito, disse.
No final do evento, representantes do Sindicato Rural de Umuarama decidiram implantar o Programa no município. A parceria será com o Frigorífico Torlim. A perspectiva é de que nos próximos meses o Programa esteja implantado em Umuarama.
REPERCUSSÃO - O assessor técnico da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Neri Fabre, afirmou que o PESEBEM é um sonho antigo da classe produtora no que se refere à confiança na pesagem realizada no frigorífico. Parabenizamos essa iniciativa da FAEP. Nós que possuímos o maior rebanho do estado esperávamos por essa melhoria. Esperamos que outros também participem dessa iniciativa. Assim, o produtor poderá tirar suas dúvidas quanto ao peso verificado na balança, disse. A Companhia Melhoramentos foi a primeira empresa de pecuaristas a aderir ao Programa no estado.
O responsável pela compra e extensão rural do Frigorífico Mercosul, Rogério Dalla Rosa, informou que o Programa vem ao encontro dos princípios defendidos pela empresa, como transparência, credibilidade, segurança e idoneidade. O produtor se preocupa muito com o peso na hora da venda. Com o programa, ele passa a não ter mais essa preocupação e, sim, segurança. Ele deve se preocupar é com a qualidade do que está vendendo para o frigorífico, comentou.
PROGRAMA - Para que não haja dúvidas no momento da pesagem, a balança do pecuarista tem a mesma marca e especificação da balança do frigorífico. Caso ocorra um divergência quanto ao peso, no Frigorífico Mercosul, prevalecerá o indicado pela balança do pecuarista.
De acordo com o Programa, em cada unidade frigorífica deve haver um balanceiro contratado pelo sindicato rural, que foi treinado por técnicos da FAEP e da Federação da Agricultura de Goiás (FAEG), responsável pela criação do software usado no sistema. O produtor que aderir ao PESEBEM pagará R$ 1,00 por animal pesado. O dinheiro será administrado pelo sindicato rural e usado para o pagamento do balanceiro e nas despesas com as pesagens.
O interessado em participar do Programa deverá procurar o sindicato rural mais próximo e assinar um termo de permissão para acompanhamento da pesagem dos seus animais. Ou entrar em contato com a FAEP pelo telefone (41) 2169-7928.
No dia 10 de outubro acontece no Teatro Municipal Dr. Altino A . Costa, em Paranavaí, o Seminário Reserva Legal Sustentável. Serão discutidas as políticas ambientais e a legislação sobre a reserva legal, que individualiza a responsabilidade. De acordo com os organizadores do evento, essa responsabilidade deve ser socializada.
Segundo eles, os produtores rurais são favoráveis à reconstituição da reserva legal e das matas ciliares. Porém, é preciso atualizar a legislação do País para que a reserva legal se torne uma atividade econômica como qualquer outra existente numa propriedade rural. O seminário será realizado pela FAEP, SENAR-PR e Sindicato Rural de Paranavaí.