O Sindicato Rural Patronal de Londrina completa 40 anos de fundação em outubro e prepara uma série de atividades para marcar a data. Além de palestras, cursos e confraternização, a entidade aproveita para lançar uma campanha com objetivo de fortalecer a classe que ainda hoje enfrenta as dificuldades decorrentes de uma das piores crises do agronegócio.
Legalmente, o Sindicato Rural é o representante dos agropecuaristas e a classe precisa, mais do que nunca, de união. A nossa proposta é fazer com que os produtores participem mais, se profissionalizem, descubram o que o Sindicato pode fazer por eles. A entidade, por exemplo, oferece atividades e cursos gratuitos que grande parte da classe desconhece, afirma o presidente do Sindicato, Narciso Pissinatti.
HISTÓRIA - O Sindicato Rural tem um histórico de contribuições em apoio aos produtores rurais e sua trajetória está ligada ao desenvolvimento de Londrina. A entidade foi fundada em 20 de março de 1967 e reconhecida com o órgão sindical pelo Ministério do Trabalho em 6 de outubro daquele ano. A primeira diretoria (provisória) teve como presidente o pioneiro Olavo Godoy. Depois ocuparam a presidência Paulo Carneiro Ribeiro, Anizio Janene, Edison Mazei Ponti e Luiz Fernando de Almeida Kalinowski. O economista e agropecuarista Narciso Pissinati assumiu o cargo em maio deste ano e cumpre mandato até 2010.
NOVA VISÃO - Para o economista e agropecuarista Narciso Pissinati, atual presidente da entidade, o Sindicato Rural de Londrina tem hoje uma nova visão, com a mais acesso a informações e treinamentos, com apoio da Faep, CNA (Confederação da Agropecuária e Pecuária no Brasil) Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Atualmente, o presidente e integrantes da diretoria estão fazendo curso de liderança sindical.