O Espaço Aprisco Cabritos e Cordeiros, montado no dia 25 na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), em Brasília, reuniu cerca de 150 convidados para difundir informações e degustar os produtos do setor. Do tradicional carneiro assado no rolete ao exótico pernil defumado com geléia de menta, foram apresentadas as mais variadas iguarias da culinária à base de produtos caprinos e ovinos.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Embrapa Caprinos, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associações de Criadores de Caprinos e Ovinos, o evento fez parte das ações da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura em busca de apoio para a criação do Plano de Desenvolvimento da Caprinovinocultura.
O presidente da Comissão Nacional de Caprinocultura da CNA, Edílson Maia, explicou que a gastronomia pode ser uma ferramenta para ensinar as classes média e alta a consumir produtos da ovinocaprinocultura. Estamos mostrando como valorizar os cortes especiais. Isso favorece a cadeia produtiva como um todo, pois a remuneração é melhor desde o criador, que apresenta uma carcaça de qualidade, até a indústria. Gastronomia não é só marketing do produto, mas um estímulo à valorização do produto, afirmou Maia.