A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) decidiu que não participará das conferências regionais de meio ambiente, que serão realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), em outubro. As conferências são preparatórias para a Conferência Nacional, que acontecerá em 2008.
A FAEP segue decisão tomada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que recomendou a não participação de suas federações nas conferências regionais. Para a CNA, a ausência nesses eventos decorre das distorções verificadas na representatividade.
De acordo com a entidade, enquanto as organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas participam com 50%, o sistema produtivo detém apenas 30% da bancada. Ou seja, tem uma participação minoritária. Para a Confederação, isso significa que suas propostas são sistematicamente ignoradas.
A postura da CNA é a mesma da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também instruiu suas federações a não participarem das conferências. A CNI teve a sua própria conferência nacional em junho deste ano.
De acordo com a FAEP, que participou das conferências de 2003 e 2005, não se trata de omissão. Mas, simplesmente, da falta de meios de atuação nas condições apresentadas. Nos eventos anteriores, a Federação mobilizou os sindicatos rurais filiados à entidade. Mas segundo, a FAEP, os resultados esperados não foram atingidos.
A FAEP ainda informou que, mesmo não participando das conferências, a entidade e a CNA continuam com seus trabalhos em defesa dos interesses dos produtores rurais nas questões relacionadas ao meio ambiente.